EduCoelho: uma plataforma educacional para a alfabetização financeira

Autores

  • Eduardo Wartchow Universidade de Caxias do Sul
  • Roberta Dall Agnese da Costa Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.493

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Ensino por multimeios, Ensino por vídeo

Resumo

A Alfabetização Financeira compreende um conjunto de conhecimentos sobre finanças que pode conduzir um indivíduo a melhores decisões financeiras. Diante disso, este trabalho propôs o desenvolvimento e avaliação de uma plataforma, EduCoelho, que integra, em especial, um jogo para estimular a reflexão comportamental acerca de um sonho de consumo: a compra de um automóvel. Além do jogo, desenvolveu-se um conjunto de videoaulas para abordar, de forma explícita e sistemática, conteúdos importantes para que a aprendizagem tenha sucesso. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo experimental e descritivo. Por meio de pré e pós-testes procurou-se coletar dados sobre concepções prévias, percepções dos participantes sobre questões comportamentais e evidências de aprendizagens. Neste trabalho assumiu-se que a utilização do jogo pode auxiliar tanto na prática de uma situação projetada na vida futura das pessoas (compra de um automóvel), como na visão estratégica das implicações desta decisão a longo prazo. Por isso, o jogo desenvolvido procura instigar o participante a uma abordagem diferenciada, pois deverá avaliar os efeitos da compra no contexto presente da sua capacidade de pagamento, além de avaliar estrategicamente as consequências em relação ao seu equilíbrio orçamentário, que é avaliado ao final do jogo, quando o jogador se aposenta. Neste sentido, desenvolveu-se uma proposta com o objetivo de atender a questão central de pesquisa, concebendo um produto capaz de promover aprendizagens e reflexões sobre o planejamento financeiro pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AUGUSTINIS, V. F.; COSTA, A. D. S. M. D.; BARROS, D. F. Uma análise crítica do discurso de educação financeira: por uma educação para além do capital. Revista ADM. MADE, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 79-102, set-dez 2012.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. [S.l.]: Porto, 1994.

CAMPBELL, J. Y. et al. The regulation of consumer financial products: an introductory essay with four case studies. RWP10-040, Work Paper. ed. Harvard Univ.: Kennedy Sch, 2010.

CERBASI, G. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. Coleção ExpoMoney. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

HASTINGS, J. S.; MADRIAN, B. C.; SIMMYHORN, W. L. Financial literacy, financial education and economic outcomes. Annu Rev Econom. Author manuscript, available in PMC, n. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3753821/, August 2013. Disponivel em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3753821/>.

HOPPE, H.-H. A ciência econômica e o método austríaco. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises, 2010.

KAHNEMANN, D. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KHAN, S. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2003.

LINDSTROM, M. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MISES, L. V. Ação Humana. Tradução do original. ed. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises, 2010.

NOFSINGER, J. R. A lógica do mercado. São Paulo: Fundamento, 2006.

POUNDSTONE, W. Preço. Rio de Janeiro: Best Business, 2015.

ROLIM, M. R. L. B.; MOTTA, M. S. O estado da arte de pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 16, p. 537-556, 2014.

ZAREMBA, V. Ganhar, cuidar & investir: como chegar ao equilíbrio e ao bem-estar financeiro. São Paulo: Saraiva, 2007.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

WARTCHOW, E.; COSTA, R. D. A. da; WEBBER, C. G. EduCoelho: uma plataforma educacional para a alfabetização financeira. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.493. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/493. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-24
Accepted 2018-10-30
Published 2018-11-14