A rede social facebook como ferramenta de comunicação entre a escola e a família

Autores

  • Renata Aparecida Drape Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Andréia Barboza Braga Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Angélica Chagas Ferreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Ferraz Baptista Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.407

Palavras-chave:

Relação escola-família, Comunicação, Interação educativa

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre a utilização do Facebook como ferramenta de comunicação entre escola e família/responsáveis. A temática surgiu pela identificação da ausência familiar como uma das possíveis causas que afetam a aprendizagem no cotidiano escolar. Considerou-se, ainda, a inserção dos indivíduos em uma sociedade contemporânea, na qual a popularização dos recursos tecnológicos possibilitou a inclusão ao mundo digital e consequentemente às redes sociais. Objetivou-se mapear a utilização do Facebook pelas escolas da rede municipal de São Carlos/SP, bem como analisar a interação entre os pais/responsáveis (dos alunos) e as escolas por meio do Facebook. Intenta-se, identificar os desafios e possibilidades acerca da utilização das redes sociais. O estudo iniciou-se através da pesquisa bibliográfica. A análise documental possibilitou averiguar como as políticas educacionais orientam sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. O objeto desta pesquisa foram as páginas do Facebook de 20 unidades escolares. Percebeu-se que as páginas das escolas são alimentadas com fotos, vídeos e anúncios, em sua maioria de cunho informativo, o que torna factível a atuação das instituições escolares como mídias sociais, porém, não estabelecem um canal de comunicação participativa entre escola e família, considerando a segunda mero receptáculo de informações. Por fim, notou-se alguns desafios que se referem à apropriação adequada das tecnologias pelas escolas, incluindo o déficit na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como práticas pedagógicas e principalmente uma preocupação significante sobre a exposição das crianças e adolescentes no Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Aparecida Drape, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2003). Especialista em Educação Especial pela UNICEP (2006). Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela UCAM (2016). Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Pesquisa: Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto - EDIPIC. Professora Efetiva de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de São Carlos - SP. Conselheira Suplente no Conselho Municipal de Educação de São Carlos (Biênio 2016-2018).            

Andréia Barboza Braga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (2011). Especialista em Educação Infantil. Atua como professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Carlos SP. Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência e do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto EDIPIC. Tem interesse nas áreas de Saberes e Práticas da docência, Cuidar e Educar em contexto de creche, Arte e Educação, temática Étnico Racial na educação e produção de materiais educativos.        

Maria Angélica Chagas Ferreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Especialista em Formação de Professores, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Gestão Escolar. Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação , Professora efetiva do Município de Araraquara , Professora efetiva de SME- SP, Professora efetiva de SEE- SP. Atualmente Diretora de Escola efetiva da rede municipal de ensino de São Paulo.      

Rafael Ferraz Baptista, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês. Possui especialização em Língua Inglesa e Tradução. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestrando do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. É professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Educação e Linguística.    

Rafael Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2009). Atualmente é PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL da Prefeitura Municipal de São Carlos - SP. Mestrando do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.  

Referências

BIANCHINI, Aline Feijó. Política na Web: Um estudo sobre o uso de Redes e Mídias Sociais pelos Candidatos à Prefeitura de porto Alegre em 2012. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, , Porto Alegre, 2013. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/6656/1/000458801Texto%2b Completo-0.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2017.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

BRASIL. Guia de tecnologias educacionais de educação integral e integrada e da articulação da escola com seu território. MEC/SEB. Brasília. 2013. p.10.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei. 9394/96. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 dez. 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICE. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TRANSDISCIPLINARIDADE. 5., 2003. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.capurro.de/enancib_p.htm>. Acesso em: 25 de nov. 2017.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em Rede: do conhecimento à acção política. Belém: Imprensa Oficial- Casa da Moeda, p. 17,18 e 27. 2005.

FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Novos paradigmas e novos usuários da informação. In: Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.2, p.217-223, 1996. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000360/01/Novos_paradigmas__e_novos_usu%C3 %A1rios.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2017.

LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva, por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2007, 5a edição.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais - aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, abr. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652001000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27 nov. 2017.

MARTINS, Fernanda. Novas Tecnologias e Comunicação Escola-Pais: implicações para uma escola democrática e interface com o currículo oculto. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 87-98, set./dez. 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7447/pdf>. Acesso em: 27 nov. 2017.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato educacional, p. 115. 2013.

PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e Educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2007.

PONTE, João Pedro. Tecnologias da Informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Iberoamericana de education, n. 24. set/dez 2000. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie24a03.PDF>. Acesso em: 25 nov. 2017.

PRETTO. Nelson. Educação Artesão Impregnada de Tecnologia. In: SIQUEIRA, Neiva Alves de; XAVIER, Adriana Gonçalves; MEDEIROS, Aimone Cristina da S. (Org.) Tecendo aprendizagens com a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Porto Alegre: SMED, 2006, p. 13-29. Conversações Pedagógicas na Cidade que Aprende, v. 2.

RABELLO, Cintia Regina Lacerda; HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek. Sites de redes sociais e aprendizagem: possibilidades e limitações. Educaonline, Rio de Janeiro, v. 5, n.3, p. 19-43, setembro/dezembro 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/3111998/Sites_de_Redes_Sociais_e_Aprendizagem_Potencialidades_e_Limita%C3%A7%C3%B5es>. Acesso em: 26 nov. 2017.

REALI, Aline Maria de Medeiros R.; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli (2005). A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva. Paidéia, n.15 , v. 31, p. 239-247.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. Disponível em: <http://www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/v1/wpcontent/uploads/redes sociaisnainternetrecuero.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2017.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico -crítica: primeiras aproximações. 9 ed., Campinas, Autores Associados, 2005.

STEYER, Silvana Castilhos. As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola. 2017. Dissertação (mestrado em Tecnologia Educativa) – Universidade do Minho, Faculdade de Ciências da Educação, Braga/Portugal, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/43038>. Acesso em 28 nov. 2017.

VIVES, Fernando. O medo de olhar para frente. Atualidades em sala de aula: Cartas na escola. n. 56, maio 2011, p. 14-17.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

DRAPE, R. A.; BRAGA, A. B.; FERREIRA, M. A. C.; BAPTISTA, R. F.; SANTOS, R. A rede social facebook como ferramenta de comunicação entre a escola e a família. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.407. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/407. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-07-31
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14