A rede social facebook como ferramenta de comunicação entre a escola e a família

Autores

  • Renata Aparecida Drape Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Andréia Barboza Braga Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Angélica Chagas Ferreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Ferraz Baptista Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Rafael Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.407

Palavras-chave:

Relação escola-família, Comunicação, Interação educativa

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre a utilização do Facebook como ferramenta de comunicação entre escola e família/responsáveis. A temática surgiu pela identificação da ausência familiar como uma das possíveis causas que afetam a aprendizagem no cotidiano escolar. Considerou-se, ainda, a inserção dos indivíduos em uma sociedade contemporânea, na qual a popularização dos recursos tecnológicos possibilitou a inclusão ao mundo digital e consequentemente às redes sociais. Objetivou-se mapear a utilização do Facebook pelas escolas da rede municipal de São Carlos/SP, bem como analisar a interação entre os pais/responsáveis (dos alunos) e as escolas por meio do Facebook. Intenta-se, identificar os desafios e possibilidades acerca da utilização das redes sociais. O estudo iniciou-se através da pesquisa bibliográfica. A análise documental possibilitou averiguar como as políticas educacionais orientam sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. O objeto desta pesquisa foram as páginas do Facebook de 20 unidades escolares. Percebeu-se que as páginas das escolas são alimentadas com fotos, vídeos e anúncios, em sua maioria de cunho informativo, o que torna factível a atuação das instituições escolares como mídias sociais, porém, não estabelecem um canal de comunicação participativa entre escola e família, considerando a segunda mero receptáculo de informações. Por fim, notou-se alguns desafios que se referem à apropriação adequada das tecnologias pelas escolas, incluindo o déficit na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como práticas pedagógicas e principalmente uma preocupação significante sobre a exposição das crianças e adolescentes no Facebook.

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Biografia do Autor

Renata Aparecida Drape, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2003). Especialista em Educação Especial pela UNICEP (2006). Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela UCAM (2016). Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Pesquisa: Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto - EDIPIC. Professora Efetiva de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de São Carlos - SP. Conselheira Suplente no Conselho Municipal de Educação de São Carlos (Biênio 2016-2018).            

Andréia Barboza Braga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (2011). Especialista em Educação Infantil. Atua como professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Carlos SP. Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência e do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto EDIPIC. Tem interesse nas áreas de Saberes e Práticas da docência, Cuidar e Educar em contexto de creche, Arte e Educação, temática Étnico Racial na educação e produção de materiais educativos.        

Maria Angélica Chagas Ferreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Especialista em Formação de Professores, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Gestão Escolar. Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação , Professora efetiva do Município de Araraquara , Professora efetiva de SME- SP, Professora efetiva de SEE- SP. Atualmente Diretora de Escola efetiva da rede municipal de ensino de São Paulo.      

Rafael Ferraz Baptista, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês. Possui especialização em Língua Inglesa e Tradução. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestrando do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos. É professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Educação e Linguística.    

Rafael Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2009). Atualmente é PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL da Prefeitura Municipal de São Carlos - SP. Mestrando do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.  

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

DRAPE, R. A.; BRAGA, A. B.; FERREIRA, M. A. C.; BAPTISTA, R. F.; SANTOS, R. A rede social facebook como ferramenta de comunicação entre a escola e a família. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.407. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/407. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-07-31
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14