A configuração didática para mediação pedagógica do curso de especialização em Docência para Educação Profissional, na modalidade educação a distância, do Instituto Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.484Palavras-chave:
Mediação pedagógica, Formação de professores, Educação a distânciaResumo
Este relato de experiência refere-se à oferta do curso de pós-graduação (especialização) em Docência para a Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), na modalidade Educação a Distância (EaD), a partir de oferta própria do Centro de Referência em Formação e EaD (CERFEaD) do IFSC, ou seja, sem fomento de programa externo, como o Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem como objetivo descrever a configuração do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, plataforma Moodle, para mediação pedagógica entre professor-tutor e estudantes. O referencial teórico que norteou o relato foi a concepção de mediação pedagógica de Belloni (2009) pelo acompanhamento do estudante ao longo do seu percurso de aprendizagem. A configuração do AVEA, definida pela equipe multidisciplinar do CERFEaD, proporciona e instiga a mediação pedagógica entre professor-tutor e estudantes.
Downloads
Métricas
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
BRASIL. MEC.CNE/CEB. Resolução nº 06/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.
MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões de. O sistema de tutoria na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT – 2006.
PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática Docente na Educação Profissional e Tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/21/133/1>. Acesso em: 18 abr 2018.
PPC Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Docência para a Educação Profissional. Florianópolis: IFSC, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14