A configuração didática para mediação pedagógica do curso de especialização em Docência para Educação Profissional, na modalidade educação a distância, do Instituto Federal de Santa Catarina

Autores

  • Mauro Lorençatto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.484

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Formação de professores, Educação a distância

Resumo

Este relato de experiência refere-se à oferta do curso de pós-graduação (especialização) em Docência para a Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), na modalidade Educação a Distância (EaD), a partir de oferta própria do Centro de Referência em Formação e EaD (CERFEaD) do IFSC, ou seja, sem fomento de programa externo, como o Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem como objetivo descrever a configuração do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, plataforma Moodle, para mediação pedagógica entre professor-tutor e estudantes. O referencial teórico que norteou o relato foi a concepção de mediação pedagógica de Belloni (2009) pelo acompanhamento do estudante ao longo do seu percurso de aprendizagem. A configuração do AVEA, definida pela equipe multidisciplinar do CERFEaD, proporciona e instiga a mediação pedagógica entre professor-tutor e estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BRASIL. MEC.CNE/CEB. Resolução nº 06/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões de. O sistema de tutoria na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT – 2006.

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática Docente na Educação Profissional e Tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/21/133/1>. Acesso em: 18 abr 2018.

PPC Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Docência para a Educação Profissional. Florianópolis: IFSC, 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Como Citar

LORENÇATTO, M. A configuração didática para mediação pedagógica do curso de especialização em Docência para Educação Profissional, na modalidade educação a distância, do Instituto Federal de Santa Catarina. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.484. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/484. Acesso em: 25 jan. 2022.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico