Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com scratch.

Autores

  • Luiz Carlos Aires Macedo Universidade Federal Rural do Semi-Árido Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá.
  • Sani de Carvalho Rutz Da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Débora Amaral Taveira Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.519

Palavras-chave:

Software educativo, Multimídia interativo, Tecnologia e didática, Material autodidático, Tecnologia e educação

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de metodologia voltada à produção de Objetos de Aprendizagem (OA) de autoria própria para educadores sem conhecimentos aprofundados em modelagem e programação de softwares. Esta metodologia utiliza storyboards como estratégia de modelagem e programação adaptada à linguagem Scratch, se configurando como fácil e eficiente de ser utilizada. Para discuti-la é apresentado um exemplo que salienta as características desta metodologia em sua aplicação prática. Conclui-se que a metodologia pode ser interessante para educadores que desejam construir seus próprios OA utilizando a linguagem Scratch sem que isso signifique o não uso de um processo de desenvolvimento de software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Aires Macedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente da disciplina de informática aplicada a engenharia na Unversidade Federal Rural do Semi-Árido lotado no campus Caraúbas-RN departamento de Ciência e Tecnologia. Atuante, Doutorando na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná

É professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória. Atualmente está realizando estágio de pós-doutorado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá.

Professor Titular desde 2001, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(-UTFPR/PG) e de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). 

Sani de Carvalho Rutz Da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná atuando nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica com a disciplina de Cálculo. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT nos cursos: Mestrado Profissional e Doutorado acadêmico.

Débora Amaral Taveira Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutoranda em Ensino de Ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa. 

Referências

AUDINO, D.F.; DA SILVA NASCIMENTO, R.. Objetos de Aprendizagem–diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, 2012.

AVILA, B. G. et al. Autoria nos Mundos Virtuais: um novo desafio ao docente. Renote, v. 12, n. 2, 2014.

BASTOS, B. L.; BORGES, M.; D’ABREU, J. Scratch, Arduino e o Construcionismo: ferramentas para a educação. Seminário de Tecnologia Educacional de Araucária, 2010.

BATTISTELLA, P. E. et al. Classificação de Objetos de Aprendizagem e análise de Ferramentas de Autoria. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis-SC, 2009.

BEHAR, P.A. et al. Objetos de aprendizagem para educação a distância. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, p. 66-92, 2009.

BRAGA, J. C. et al. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. In: Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. p. 90-99, 2012.

BRAGA, J.C; PIMENTEL, E.; DOTTA, S.. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013.

CARNEIRO, M.L.; SILVEIRA, M.S. Impactos do Uso de uma Metodologia na Produção de Objetos de Aprendizagem. Conferencias LACLO, v. 3, n. 1, 2012.

CARVALHO, A. E.; TAVARES, H. C. A. B.; CASTRO, J. Uma Estratégia para Implantação de uma Gerência de Requisitos visando a Melhoria dos Processos de Software. WER01. Buenos Aires, Argentina, 2001.

FALKEMBACH, G.A.M. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. RENOTE, v. 3, n. 1, 2005.

FILATRO, A.; PICONEZ, S.C.B. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac, 2004.

GELLER, M.T.B.; SOBRINHO, M.C. Utilização de um processo adaptado para desenvolvimento de software educativo em um modelo de ação interdisciplinar. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, Chile. p. 95-99, 2011.

GRANDO, A.R.C.S.; KONRATH, M.L.P.; TAROUCO, L.M.R. Alfabetização visual para a produção de objetos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS, 2003.

MONTEIRO, B.S. et al. Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 388-397, 2006.

MOREIRA, M.A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. O ENSINO, Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística. Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, N0 23 a 28: 87-95. 1988.

NITZKE, J.A.; CARNEIRO, M.L. F.; PASSOS, P. C. S. J. Gestão do desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais. In: Sexta Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnología de la Educación-LACLO. p. 111-120, 2011.

OLIVEIRA, K.A.; AMARAL, M. A.; BARTHOLO, V.F. Uma experiência para definição de storyboard em metodologia de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 19-32, 2010.

PASSOS, M.L.S. SCRATCH: UMA FERRAMENTA CONSTRUCIONISTA NO APOIO A APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, n. 02, p. 68-85, 2015.

PAULA FILHO, W.P. Engenharia de software. LTC, 2003.

PESSOA, M.C.; BENITTI, F.B.V. Proposta de um Processo para Produção de Objetos de Aprendizagem. Hífen, Uruguaiana, v. 32, n. 62, p. 172-180, 2008.

REZENDE, D. A. Engenharia de Software e Sistema de Informações. Editora Brasport, Ed. 3. Rio de Janeiro – RJ. 2005.

RODRIGUES, A.; STANO, R.C.M.T. A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO EM UMA EXPERIÊNCIA DE WEB CURRÍCULO. Revista Contemporânea de Educação, v. 11, n. 21, p. 64-81, 2016.

SANT'ANNA, H.C.; NEVES, V.B. Scratch Day UFES: oficina itinerante de introdução a programação para professores. IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife–PE, 2012.

SOMMERVILLE, I. Software Engineering, Ed. 6th, Addison- Wesley, 2000.

VALENTE, J.A. Diferentes usos do computador na educação. Em aberto, v. 12, n. 57, 1993.

VALENTE, J.A. et al. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP, 1997.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

MACEDO, L. C. A.; BASNIAK, M. I.; NEVES, M. C. D.; DA SILVA, S. de C. R.; TAVEIRA MELLO, D. A. Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com scratch. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.519. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/519. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-25
Accepted 2018-10-19
Published 2018-11-14