Museu-escola: produção do guia didático interdisciplinar do museu antares de ciência e tecnologia/observatório astronômico antares

Autores

  • Milena Pereira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Paulo Cesar da Rocha Poppe Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.445

Palavras-chave:

Museu, Ensino não-formal, Interdisciplinaridade, Ensino de ciências

Resumo

O presente estudo busca estreitar a relação museu-escola através de um estudo de caso de um espaço não-formal de ensino: Museu Antares de Ciência e Tecnologia (MACT), parte integrante do Observatório Astronômico Antares (OAA), situado na cidade de Feira de Santana-BA. Investigações realizadas anteriormente demonstraram que o público do MACT/OAA é constituído principalmente por estudantes da Educação Básica. Diante disso, desenvolvemos um guia didático interdisciplinar para auxiliar o professor (com seus estudantes) no processo antes, durante e depois da visita ao MACT/OAA. A proposta, caracterizada como qualitativa exploratória inclui 4 etapas: (i) a apresentação dos atuais recursos (exposições) presentes no MACT/OAA, (ii) associação entre os recursos e as disciplinas de Ciências e de Matemática das escolas e (iii), acompanhamentos de visitas ao espaço, elaboração do guia, e aplicação de atividades com os professores visitantes. Através dos dados analisados, é perceptível a contribuição do instrumento para planejamento, execução e realização de atividades antes, durante e após a experiência museal, promovendo uma liberdade para o professor abordar as atividades de acordo com a turma, assim como aos conteúdos apresentados nas disciplinas, favorecendo possibilidades de unir estes com as abordagens que ocorrem durante a visita ao espaço não-formal. Divulgar tais espaços e implementá-los de forma mais consistente ao ensino formativo tradicional, o qual atualmente abrange basicamente o ambiente escolar, contribui para uma divulgação científica lúdica e interdisciplinar de modo a promover uma formação crítica da sociedade em geral.

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Biografia do Autor

Milena Pereira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora do Ensino Fundamental e Médio da Sec Bahia/ Mestranda do MPAStro(Mestrado Profissional em Astronomia)0UEFS;

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

DA SILVA, Milena Pereira; POPPE, Paulo Cesar da Rocha. Museu-escola: produção do guia didático interdisciplinar do museu antares de ciência e tecnologia/observatório astronômico antares. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.445. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/445. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais