Formação de professores e ação educativa na era da cultura digital: algumas reflexões

Autores

  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.477

Palavras-chave:

Cultura digital, Formação docente, Práxis pedagógica

Resumo

As tecnologias digitais têm possibilitado novas práticas de ensino e exigido de professores outras competências e práxis pedagógica no sentido de contribuir para uma aprendizagem mais significativa de seus alunos. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação continuada de professores para o uso dessas tecnologias na ação docente, de forma planejada e epistemologicamente fundamentada. Em seu percurso, tencionamos entende qual perfil se espera do docente na era da cultura digital. Como campo empírico, apresentamos uma realizada com professores da Educação Básica na região sisaleira do estado da Bahia, cuja análise de dados evidenciou concepções e práticas em relação às tecnologias digitais. Para a construção dos dados, utilizamos questionário, com questões fechadas e abertas, respondido por 14 professores de escolas públicas municipais da região supracitada. O estudo aponta que uma formação docente para as tecnologias digitais, que tenha como perspectiva uma ação comunicativa, proporciona aos professores práticas de ensino mais interativas e dialógicas, contribuindo para a formação de alunos participativos e autônomos para a construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Assistente do Departamento de Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural (UNEB). Atua na área de Letras e Educação, com Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na pós-graduação, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNED). Na pesquisa, investiga sobre Ensino de Língua Portuguesa e TIC, Prática Pedagógica, Multiletramentos.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

ANECLETO, Úrsula C. Formação de professores e ação educativa na era da cultura digital: algumas reflexões. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.477. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/477. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-23
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14