Os desafios da orientação na prática da Iniciação Científica a distância

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Unopar Pitágoras
  • Antonio Lemes Guerra Junior UNOPAR Pitágoras
  • Ednéia de Cássia Santos Pinho UNOPAR Pitágoras
  • Juliana Fogaça Sanches Simm UNOPAR Pitágoras - SEED

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.546

Palavras-chave:

Orientação pedagógica, Iniciação científica, Educação a distância

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as percepções de professores de uma universidade privada que atuam, no contexto da Educação a Distância (EaD), como orientadores de projetos de Iniciação Científica (IC) mediada por tecnologias. A partir da coleta de informações registradas como respostas a um questionário, em uma abordagem de base qualitativa e quantitativa, esses sujeitos expuseram: os recursos que têm à sua disposição; o apoio que recebem da instituição; as estratégias para garantir uma comunicação eficaz com seus orientandos; e as práticas de mediação/orientação com vistas à formação acadêmica voltada para a pesquisa. Os resultados apontaram, em síntese, que a tecnologia, no âmbito da IC, apresenta-se como um “desafio”, pois requer a adoção de novos métodos pelos professores, e também como uma “possibilidade”, ao permitir a expansão dos domínios de uma atividade essencial para o desenvolvimento de estudantes de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Unopar Pitágoras

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na educação básica, na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia, análise linguística, gêneros discursivos e plano de trabalho docente . Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa A Formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia/FUNADESP, "A formação no curso de Letras, na modalidade EAD, para o uso das tecnologias no ensino", A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino/UNOPAR/IC-CNPq) e Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola/UNOPAR/IC-FUNADESP.

Antonio Lemes Guerra Junior, UNOPAR Pitágoras

Doutor em Estudos da Linguagem (2015), Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e Graduado em Letras Anglo-portuguesas (2008), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é Professor Titular (nível I) na Unopar, atuando também como professor da educação básica, na rede privada de ensino. Desenvolveu estudos acerca dos processos de marginalização da publicidade, com ênfase na efetividade argumentativa de manifestações publicitárias que circulam à margem das grandes mídias. Além disso, tem interesse nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia, participando de projetos de pesquisa relacionados à área.

Ednéia de Cássia Santos Pinho, UNOPAR Pitágoras

Atualmente, é aluna regular do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, em nível de Doutorado, na Universidade Estadual de Londrina. É Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e cursou a graduação em Letras Português-Espanhol (2006), ambos pela mesma instituição. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras (2008) e em Língua Portuguesa (2009). Atua como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e como professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.

 

Juliana Fogaça Sanches Simm, UNOPAR Pitágoras - SEED

Doutora em Estudos da Linguagem (2017), Mestre em Estudos da Linguagem (2009), Especialista em Língua Portuguesa (2003) e Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (2002), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é professora adjunta na Unopar, atuando também como professora da educação básica, na rede estadual de ensino. Desenvolve estudos na área das Tradições Discursivas e da Variação Linguística, além de se interessar nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia, participando de projetos de pesquisa relacionados a essas áreas.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL.Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 15 ago. 2018.

BRASIL.Ministério da Educação. Relatório Final da Comissão Assessora para Educação Superior a Distância (Portaria Ministerial n.º 335/2002). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/P335.pdf>. Acesso: 03 ago. 2018.

BRASIL.Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: 04 jan. 2018.

BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In: MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares (Orgs.). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Unesp, 2015, p. 13-35.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. 1984. 362f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CASSOL, Marlei Pereira. O intercâmbio do saber: um estudo de caso sobre tutoria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CASTANHO, Sérgio. Ensino com pesquisa na graduação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005, p. 79-96.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 17-66.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2012, p. 133-155.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares (Orgs.). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Unesp, 2015, p. 13-35.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2012, p. 11-66.

BEHRENS, Marilda Aparecida.Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo et al. (Orgs.). Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-36.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Trad. Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

NANTES, E. A. S.; GUERRA JUNIOR, A. L.; PINHO, E. de C. S.; SIMM, J. F. S. Os desafios da orientação na prática da Iniciação Científica a distância. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.546. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/546. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14