A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA

Autores

  • Monick Munay Dantas da Silveira Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.540

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Relatório, Educação de Jovens e Adultos, Educação profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática a ser desenvolvida nos cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Em nossas bases teórico-metodológicas, dialogamos com a perspectiva dos multiletramentos (KLEIMAN, 2012), com o conceito de Gêneros Textuais (BAKHTIN, 1997) e com o currículo do PROEJA (MOLL, 2010) para realizarmos uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) (IFRN, 2012), da matriz curricular e do programa de disciplinas nos levou ao desenho de uma proposta de ensino complementar à disciplina de Língua Portuguesa com 20h de atividades de leitura, análise, produção e refazimento do gênero técnico-científico que auxilia na formação dos alunos inseridos no contexto da educação profissional e tecnológica. Concluímos que o gênero relatório deve ser objeto de ensino-aprendizagem explícito, pois é bastante utilizado pelos professores dos cursos técnicos integrados, bem como é uma exigência do próprio PPC que estabelece como produto final da prática profissional do aluno a produção de um relatório de estágio ou técnico-científico.

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Biografia do Autor

Monick Munay Dantas da Silveira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Docente efetiva de Língua Portuguesa do IFRN, Campus Canguaretama. Especialista em Leitura e Produção de Textos (UFRN). Aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional - PROFEPT, polo Mossoró.

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Investigador de Pós-Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), polo Mossoró, e do Mestrado em Ensino (POSENSINO), associação entre a UFERSA, a UERN e o IFRN.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

PINTO, M. M. D. da S.; LIMA, S. de C. A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.540. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/540. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14