Ensino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do Pensar

Autores

  • Rogério José Schuck Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS
  • Maria Isabel Lopes Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS
  • Fabrício Agostinho Bagatini Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS
  • Inauã Weirich Ribeiro Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS
  • Lara Kalkmann Goulart Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.410

Palavras-chave:

Ensino, Iniciação à pesquisa, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

A iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS

Doutor em Filosofia - PUC/RS
Docente do PPGEnsino - Univates/RS

Maria Isabel Lopes, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Mestre em Educação pela UFRGS.

Doutora em Educação pela UFRGS.

Fabrício Agostinho Bagatini, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS

Graduado em Licenciatura em História - Univates (RS)

Pós-Graduado em Filosofia e Educação na Contemporaneidade -Univates.

Pós-Graduado em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (RJ).

Mestre em Ensino - Univates (Área: Ciência, Sociedade e Ensino).

Inauã Weirich Ribeiro, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS

Graduada em História Licenciatura - Univates.

Mestranda em Ensino -Univates 

Lara Kalkmann Goulart, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS

Bolsista de Iniciação Científica/Univates. Graduanda do curso de Psicologia.

Referências

ANTOUN, Henrique. Nietszche: o tempo e a têmpera. In: DOCTORS, Márcio (Org.). Tempo dos tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003, pp. 108-129.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

ANTOUN, Henrique. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Editora Porto, 1994.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 2. ed., Lajeado: Editora da Univates, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FARIA FILHO, Luciano M. De; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.14, maio/ago. 2000, p. 19-34.

GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. A educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência e Educação, v. 8, n. 2, 2002, p. 237-252.

GOERGEN, Pedro. ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA: A LIQUEFAÇÃO DOS SÓLIDOS MODERNOS. Revista Da Avaliação Da Educação Superior, v.10, n. 2. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1305>. Acesso outubro de 2017.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 20., Caxambu, 1997. Trabalho apresentado... 1998, n. 8, p. 58-71.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. Portugal: Instituto Piaget, 1994.

LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001.

MARTINS, Francisco Menezes. Impressões digitais: cibercultura, comunicação e pensamento contemporâneo. Porto Alegre: Sulinas, 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

MORAES, R. GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendência para a educação em novos tempos.3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p.11-20.

PESAVENTO, Sandra Atahy. Fronteiras da história: uma leitura sensível do tempo. In: SCHÜLER, Fernando, et. Al. (Orgs). Fronteiras do pensamento: retratos de um mundo complexo. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2008, pp. 179-190.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Proposta pedagógica para Ensino Médio Politécnico e Educação Integrada ao Ensino Médio 2011-2014. Disponível em: <http://educacao.rs.gov.br/dados/ensmedproposta.pdf> Acesso em: 24 de julho de 2017.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Martin Claret Ltda, 2007.

SCHNEIDER, Mariângela et al. O canto das sereias: a proposta do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul como política pública de educação. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 5, n. 14, p. 100-118, 2014.

SERRES, Michel. Atlas. Portugal: Instituto Piaget, 1994.

VIAN, Vanessa; DEL PINO, Jose Cláudio. O Ensino Médio Politécnico: Práticas inovadoras desafiando a formação docente. Signos, ano 35, n. 1, p. 63-75, 2014.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

SCHUCK, R. J.; LOPES, M. I.; BAGATINI, F. A.; WEIRICH RIBEIRO, I.; KALKMANN GOULART, L. Ensino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do Pensar. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.410. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/410. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-01
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14