Ensino, Iniciação à Pesquisa e Tecnologias de Informação e Comunicação nas Fronteiras do Pensar
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.410Palavras-chave:
Ensino, Iniciação à pesquisa, Tecnologias de informação e comunicaçãoResumo
A iniciação à pesquisa pode ser beneficiada e potencializar a construção do conhecimento, com o aumento significativo da velocidade a qual se dá o acesso às informações. O estudo buscou investigar processos de ensino, de iniciação à pesquisa e de aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que permeiam as práticas pedagógicas de docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. Foram entrevistados seis alunos mestrandos das regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; as informações foram coletadas mediante entrevista gravada, seguindo roteiro de questões semiestruturadas. Resultados apontam que todos os alunos mestrandos trazem uma predominante concepção de que as pesquisas devem ser realizadas na biblioteca da escola ou então na sala de informática, sendo que justificam o não fazer pesquisa pela falta de infraestrutura. A ideia de realizar investigações na sala de aula é algo distante da compreensão da maioria dos entrevistados.
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Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14