A gestão baseada em competência é compatível com o Ensino Médio Integrado ao técnico na Rede Federal de Educação Profissional?

Autores

  • Juliana Vieira Galvão Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.573

Palavras-chave:

Gestão, Ensino para competência, Ensino médio profissionalizante

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a pertinência da gestão baseada em competência no ensino médio integrado ao técnico. Visa, a partir de uma contextualização histórica tanto da educação profissional no Brasil quanto dos principais modelos de gestão de pessoas, delinear os princípios e diretrizes desses dois campos e problematizar sua articulação por meio do modelo baseado em competência. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com fontes que analisam tanto a gestão baseada em competência em uma perspectiva desenvolvimentista e hegemônica, quanto autores do campo marxista. Conclui-se que, considerando os desdobramentos deste modelo no processo pedagógico e no mundo empresarial, a gestão baseada em competência assimilada sem uma profunda análise crítica coloca sérios obstáculos para a promoção de uma educação emancipadora.

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Biografia do Autor

Juliana Vieira Galvão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestranda em Educação profissional PROFEPT - Polo Salvador. Possui graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2003). Atualmente é psicóloga do Instituto Federal da Bahia- Campus Seabra.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

GALVÃO, J. V. A gestão baseada em competência é compatível com o Ensino Médio Integrado ao técnico na Rede Federal de Educação Profissional?. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.573. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/573. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14