A gestão baseada em competência é compatível com o Ensino Médio Integrado ao técnico na Rede Federal de Educação Profissional?
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.573Palavras-chave:
Gestão, Ensino para competência, Ensino médio profissionalizanteResumo
Este artigo busca refletir sobre a pertinência da gestão baseada em competência no ensino médio integrado ao técnico. Visa, a partir de uma contextualização histórica tanto da educação profissional no Brasil quanto dos principais modelos de gestão de pessoas, delinear os princípios e diretrizes desses dois campos e problematizar sua articulação por meio do modelo baseado em competência. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com fontes que analisam tanto a gestão baseada em competência em uma perspectiva desenvolvimentista e hegemônica, quanto autores do campo marxista. Conclui-se que, considerando os desdobramentos deste modelo no processo pedagógico e no mundo empresarial, a gestão baseada em competência assimilada sem uma profunda análise crítica coloca sérios obstáculos para a promoção de uma educação emancipadora.
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Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14