O espaço da literatura na contemporaneidade: experiências de iniciação à docência no ensino tecnicista brasileiro, o caso IFSul - Bagé

Autores

  • Andressa Alves Machado
  • Zila Letícia Goulart Pereira Rêgo Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Bagé/RS

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.619

Palavras-chave:

Educação média, Formação técnica, Desenvolvimento da leitura, Educação literária

Resumo

O presente artigo busca discutir o espaço que é destinado à literatura na formação tecnológica brasileira, onde refletiremos acerca da literatura na contemporaneidade através de pesquisas bibliográficas e das vivênciasde um grupo de bolsistas de iniciação à docência do PIBID - subprojeto Letras, que aplicaram projetos no IFSul/Campus Bagé, visando promover o letramento literário dos alunos inseridos nesta modalidade de ensino profissional e tecnológica. A escolha deste tema se dá devido às inquietações que essas experiências provocaram no grupo que atuou na disciplina de literatura na escola durante os anos de 2014 e 2015. Em nossa pesquisa bibliográfica, discutiremos o lugar da arte na contemporaneidade e o caráter humanizador e democrático que envolve o contato com a literatura. Na escola em questão, foi possível identificar que a literatura ocupa um lugar restrito na educação tecnológica, o que se traduz em cargas horárias diferentes entre os Cursos Integrados de Agropecuária e Informática. Observamos também que a comunidade escolar manifesta uma visão pragmática a respeito do papel da arte na formação dos jovens. Ao relacionarmos nossos estudos bibliográficos às experiências dos bolsistas com a aplicação de projetos de leitura desenvolvidos pelo PIBID no IFSul, foi possível avaliar o espaço limitado reservado à arte literária nesta instituição, assim como em que medida alcançamos nossos objetivos durante a aplicação dos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Alves Machado

Estudante do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas Adicionais, da Unipampa, campus Bagé-RS.

Zila Letícia Goulart Pereira Rêgo, Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Bagé/RS

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Bagé/RS

Referências

BENJAMIN, Walter,. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1955. Disponível em <http://www.mariosantiago.net/Textos%20em%20PDF/A%20obra%20 de%20arte%20na%20era%20da%20sua%20reprodutibilidade%20t%C3%A9cnica.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2015.

BIAGINI, Jussara. Revisitando momentos da história do ensino técnico. 2005. Disponível em: <http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/EDU/edu1713.htm> Acesso em: 18 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Volume 1. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet. pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 23 out. 2014.

Campus Bagé – O primeiro ano de funcionamento

Disponível em: <http://www.bage.ifsul.edu.br/portal/index.php?option=com_content &view=article&id=46&Itemid=161>. Acesso em: 08 set. 2016.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CARVAJAL, Guillermo. Tornar-se adolescente: a aventura de uma metamorfose: uma visão psicanalítica da adolescência. Trad. Claudia Berliner. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2001.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura em sala de aula. In: Literatura: ensino fundamental. PAIVA, Aparecida; [Et al.] (Coord.).Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino; v. 20. 204 p.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

ORDINE, Núccio. A utilidade do inútil. Trad. Luis Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

ORWELL, George. 1984. 29 ed. São Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, 2005.

PAVIANI, Jayme. Estética Mínima: notas sobre arte e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS,1996.

PÉRISSE, Gabriel. Estética & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas.2011, p. 771-778. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a09v32n116.pdf>. Acesso em: 24 set. 2015.

São Paulo (Estado). Instituto Pró Livro. Retratos da Leitura no Brasil. 2011. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura _IPL.pdf>. Acesso em: 20 set. 2015.

SOARES, Magda. Democratizando a Leitura: pesquisas e práticas. PAIVA, Aparecida [et al] (Org.) Belo Horizonte: Ceale; Autentica, 2008.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 4 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.

WIENER, Norbert. Cibernética e Sociedade: o uso humano de seres humanos.São Paulo: Cultrix. 2ªed. 1954. Disponível em: <http://monoskop.org/images/c/c0/Wiener_ Norbert_Cibernetica_e_sociedade_O_uso_humano_de_seres_humanos.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

MACHADO, A. A.; RÊGO, Z. L. G. P. O espaço da literatura na contemporaneidade: experiências de iniciação à docência no ensino tecnicista brasileiro, o caso IFSul - Bagé. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.619. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/619. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-26
Accepted 2018-11-06
Published 2018-11-14