O espaço da literatura na contemporaneidade: experiências de iniciação à docência no ensino tecnicista brasileiro, o caso IFSul - Bagé
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.619Palavras-chave:
Educação média, Formação técnica, Desenvolvimento da leitura, Educação literáriaResumo
O presente artigo busca discutir o espaço que é destinado à literatura na formação tecnológica brasileira, onde refletiremos acerca da literatura na contemporaneidade através de pesquisas bibliográficas e das vivênciasde um grupo de bolsistas de iniciação à docência do PIBID - subprojeto Letras, que aplicaram projetos no IFSul/Campus Bagé, visando promover o letramento literário dos alunos inseridos nesta modalidade de ensino profissional e tecnológica. A escolha deste tema se dá devido às inquietações que essas experiências provocaram no grupo que atuou na disciplina de literatura na escola durante os anos de 2014 e 2015. Em nossa pesquisa bibliográfica, discutiremos o lugar da arte na contemporaneidade e o caráter humanizador e democrático que envolve o contato com a literatura. Na escola em questão, foi possível identificar que a literatura ocupa um lugar restrito na educação tecnológica, o que se traduz em cargas horárias diferentes entre os Cursos Integrados de Agropecuária e Informática. Observamos também que a comunidade escolar manifesta uma visão pragmática a respeito do papel da arte na formação dos jovens. Ao relacionarmos nossos estudos bibliográficos às experiências dos bolsistas com a aplicação de projetos de leitura desenvolvidos pelo PIBID no IFSul, foi possível avaliar o espaço limitado reservado à arte literária nesta instituição, assim como em que medida alcançamos nossos objetivos durante a aplicação dos projetos.
Downloads
Metrics
Referências
BENJAMIN, Walter,. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1955. Disponível em <http://www.mariosantiago.net/Textos%20em%20PDF/A%20obra%20 de%20arte%20na%20era%20da%20sua%20reprodutibilidade%20t%C3%A9cnica.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2015.
BIAGINI, Jussara. Revisitando momentos da história do ensino técnico. 2005. Disponível em: <http://www.ichs.ufop.br/conifes/anais/EDU/edu1713.htm> Acesso em: 18 ago. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Volume 1. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet. pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 23 out. 2014.
Campus Bagé – O primeiro ano de funcionamento
Disponível em: <http://www.bage.ifsul.edu.br/portal/index.php?option=com_content &view=article&id=46&Itemid=161>. Acesso em: 08 set. 2016.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.
CARVAJAL, Guillermo. Tornar-se adolescente: a aventura de uma metamorfose: uma visão psicanalítica da adolescência. Trad. Claudia Berliner. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2001.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura em sala de aula. In: Literatura: ensino fundamental. PAIVA, Aparecida; [Et al.] (Coord.).Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino; v. 20. 204 p.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
ORDINE, Núccio. A utilidade do inútil. Trad. Luis Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
ORWELL, George. 1984. 29 ed. São Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, 2005.
PAVIANI, Jayme. Estética Mínima: notas sobre arte e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS,1996.
PÉRISSE, Gabriel. Estética & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas.2011, p. 771-778. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a09v32n116.pdf>. Acesso em: 24 set. 2015.
São Paulo (Estado). Instituto Pró Livro. Retratos da Leitura no Brasil. 2011. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_pesquisa_retratos_leitura _IPL.pdf>. Acesso em: 20 set. 2015.
SOARES, Magda. Democratizando a Leitura: pesquisas e práticas. PAIVA, Aparecida [et al] (Org.) Belo Horizonte: Ceale; Autentica, 2008.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 4 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.
WIENER, Norbert. Cibernética e Sociedade: o uso humano de seres humanos.São Paulo: Cultrix. 2ªed. 1954. Disponível em: <http://monoskop.org/images/c/c0/Wiener_ Norbert_Cibernetica_e_sociedade_O_uso_humano_de_seres_humanos.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-11-06
Published 2018-11-14