Concepção de laboratórios de informática virtuais com a finalidade de suprir a demanda do Ensino Público e Privado

Autores

  • Fabiano Stingelin Cardoso IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.35

Palavras-chave:

Desktops virtuais, Software livre, Autoaprendizagem, Infraestrutura, Dispositivo móvel.

Resumo

Planejar o acesso e o uso de desktops virtuais através de dispositivos móveis utilizados pelo crescente número de alunos que adentram a escola com esses aparelhos é uma forma de desenvolver capacidades tecnológicas, de pesquisa e de autoaprendizagem. A instituição de ensino sofre o mesmo paradigma enfrentado por muitas empresas quanto ao uso ou o não uso de dispositivos móveis dentro da empresa. A grande insegurança com relação à adoção desses
dispositivos está relacionada ao sigilo da informação. Contudo, com uma prospectiva política de segurança da informação é possível mitigar os riscos e aumentar a produtividade.
Atualmente, existem muitas tecnologias que permitem implantar desktops virtuais, conhecidas como arquitetura VDI, acompanhadas do isolamento entre o dispositivo móvel e a rede corporativa da instituição de ensino, permitida por programas BYOD (Bring your own device). O presente artigo visa esclarecer a viabilidade da criação do ambiente online de desktops virtuais.

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Biografia do Autor

Fabiano Stingelin Cardoso, IFAM

Virtualização / Informática

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Publicado

30-05-2016

Como Citar

CARDOSO, F. S. Concepção de laboratórios de informática virtuais com a finalidade de suprir a demanda do Ensino Público e Privado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 03, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i03.35. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/35. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2015-09-14
Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30