Concepção de laboratórios de informática virtuais com a finalidade de suprir a demanda do Ensino Público e Privado
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.35Palavras-chave:
Desktops virtuais, Software livre, Autoaprendizagem, Infraestrutura, Dispositivo móvel.Resumo
Planejar o acesso e o uso de desktops virtuais através de dispositivos móveis utilizados pelo crescente número de alunos que adentram a escola com esses aparelhos é uma forma de desenvolver capacidades tecnológicas, de pesquisa e de autoaprendizagem. A instituição de ensino sofre o mesmo paradigma enfrentado por muitas empresas quanto ao uso ou o não uso de dispositivos móveis dentro da empresa. A grande insegurança com relação à adoção desses
dispositivos está relacionada ao sigilo da informação. Contudo, com uma prospectiva política de segurança da informação é possível mitigar os riscos e aumentar a produtividade.
Atualmente, existem muitas tecnologias que permitem implantar desktops virtuais, conhecidas como arquitetura VDI, acompanhadas do isolamento entre o dispositivo móvel e a rede corporativa da instituição de ensino, permitida por programas BYOD (Bring your own device). O presente artigo visa esclarecer a viabilidade da criação do ambiente online de desktops virtuais.
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Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30