A inserção das novas tecnologias na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.40Palavras-chave:
tecnologias, formação, ensino-aprendizagemResumo
Este estudo tem como objetivo discutir sobre a inserção das novas tecnologias na formação de professores e o novo perfil que o professor deve ter frente a uma geração tecnológica para contribuir no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado em duas seções: a primeira trata da tecnologia criando novos atalhos para a aprendizagem apresentando-a como melhoria no ensino e os desafios frente a esses processos. A segunda aborda a formação de professores com olhar de contribuições para o processo de ensino-aprendizagem através das tecnologias. A metodologia abordada é de natureza aplicada, direcionando a um problema específico, quanto aos seus objetivos a pesquisa é exploratória e bibliográfica, proporcionando maior familiaridade com o tema, foi utilizado livros, artigos e acesso a plataformas cientificas. Os resultados do estudo permitiram apontar, alguns saberes para repensar em um novo perfil docente através da prática reflexiva, bem como envolvê-los na realidade em que estão inseridos.
Downloads
Métricas
Referências
ASSMAN, H. A metarmophose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, 2000.
BANDEIRA, M.M H. Formação de professores e prática reflexiva. Teresina, Pi. 2008.
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 2ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SED, 2001.
CAMPELLO, B. S. et al. Aprendizagem pela pesquisa: busca e uso de informações na produção do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2010.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CYSNEIRO, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria de ensino ou inovação conservadora? Vol. 12, No, 1, 1999.
ESTEVE, A. M. Mudanças sociais e função docente. In. Nóvoa, Antonio. Profissão Professor. 2.Ed. Porto: Porto Celebra, 1995.
FAVA, R. Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas diferentes. 2 ed. Quiabá: Carlini e Caniato Editorial, 2012.
FERREIRA, A. B. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4º Ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo, SP: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36ª Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2003.
GARCIA,C.M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Porto Editora, 1999.
GOMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional. In NÓVOA, A. (Coord). Os professores e sua formação. 3. Ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
JARDIM, J. M. capacidade governativa, informação e governo eletrônico. Data grama: Revista de Ciência da Informação. V.1, No 5, out. 2000.
LASTRE, H.M.M; ALBAGLI, S. Informação e Globalização na era do
conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999.
LEMMOS, A. Cibercultura: alguns pontos para compreender nossa época. Porto Alegre: Sulina, 2003.
MORAN, J.M. Ensino e aprendizagem inovadoras com tecnologia e audiovisuais e telemáticas. In_______; MASSETO, M. BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. Campinas, São Paulo:Papirus, 2000.
PEDROZA, M.I.M. A educação contemporânea e suas práticas pedagógicas: Um mergulho no oceano midiático. Paraíba, 2014.
PIMENTA, S.G. (Org). Saberes pedagógicos e atividades docentes. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
REIMERS, F. As escolas perdem tempo ensinando habilidades que foram úteis no passado. Carta Escola; São Paulo, ano 26. n.243, p. 32-34, Jun/Jul. 2011.
SEEGGER, V. et al., Estratégias Tecnológicas na Prática Pedagógica. UNIPAMPA: São Gabriel: V. 8, nº8, 2012.
TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde, Brasilia: Mct, 2000.
ZEICHNER, K, M. Formação de professores reflexivos para a educação centrada nos alunos: possibilidades e limites. In BARBOSA, R.L.L (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30