Jogando com a química: um instrumento de aprendizagem no ensino da eletroquímica

Autores

  • Elio de Angeles Nicole da Silva Universidade Federal do Espírito Santo - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - UFES/CEUNES
  • Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - UFES/CEUNES
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - UFES/CEUNES
  • Sandra Mara Santana Rocha Universidade Federal do Espírito Santo - CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO - UFES/CEUNES

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.434

Palavras-chave:

Educação lúdica, Processo de ensino-aprendizagem, Química, Jogos pedagógicos

Resumo

O jogo de tabuleiro é considerado um instrumento lúdico, que remete ao desenvolvimento da aprendizagem por meio do divertimento e da contextualização de saberes, enriquecendo o conhecimento dos alunos. A Eletroquímica trabalha os fenômenos que envolvem o nosso cotidiano, como a corrosão dos metais e a compreensão da relação entre energia elétrica e energia química. Por isso, neste artigo é proposto o desenvolvimento e a aplicação de um jogo de tabuleiro com ênfase no ensino da Eletroquímica, sendo esse um tabuleiro com ludicidade universal, podendo ser aproveitado nas três séries do Ensino Médio da Educação Básica. O jogo foi confeccionado com materiais recicláveis e, posteriormente, numa segunda versão, seu tabuleiro foi produzido em arte gráfica, sendo um artefato econômico e de fácil manuseio. A pesquisa realizada teve como metodologia uma abordagem descritiva, analítica e qualitativa da aplicação do artefato químico produzido, objetivando a construção de um material didático-pedagógico para auxiliar o professor a desenvolver conteúdos curriculares no ensino da Eletroquímica. Assim, o “Jogando com a Química” transfigurou-se num instrumento estimulante da aprendizagem, como meio de despertar o interesse para os conhecimentos da química e proporcionou aos alunos mais do que a memorização de conteúdos, e sim, um conhecimento mais significativo. Logo, os resultados obtidos pelos momentos pedagógicos desenvolvidos mostraram que o “Jogando com a Química” aumentou o interesse dos alunos e expandiu seus conhecimentos científicos, propiciando uma maior significação de conceitos, além de ter permitido uma maior interação entre os alunos e o professor.

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

SILVA, E. de A. N. da; PRATISSOLI FERNANDES DE JESUS, C.; FURLAN MENDES, A. N.; SANTANA ROCHA, S. M. Jogando com a química: um instrumento de aprendizagem no ensino da eletroquímica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.434. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/434. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-14
Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01