Professores do Brasil: Impasses e Desafios.

Autores

  • Jacira Dall' Alba INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.46

Palavras-chave:

formação, exercício da docência, contexto educacional brasileiro.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise detalhada e abrangente sobre a formação de professores e o exercício da docência na educação básica do Brasil. No livro "Professores do Brasil: Impasses e Desafios", as autoras discorrem sobre a inserção profissional de professores no cenário educacional e socioeconômico do país, abordam pontos importantes da legislação que regem os modelos de formação docente, analisam os gargalos das licenciaturas presenciais, os desequilíbrios presentes nas matrizes curriculares dos cursos superiores encarregados de preparar os professores e discutem as características e divergências relativas às licenciaturas na modalidade à distância. São relatadas informações relevantes acerca do perfil dos universitários que procuram a docência, dos cursos de formação continuada e
carreira docente. O texto procura articular informações de muitas fontes, como as fornecidas pelo Ministério do Trabalho, censos demográficos e da educação; pesquisas sobre a formação docente e a estrutura curricular dos cursos de pedagogia e outras licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

GATTI, (Coord.) Bernardete A. e BARETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: Impasses e Desafios. Brasília: Unesco, 2009, 285 p.

Downloads

Publicado

30-05-2016

Como Citar

ALBA, J. D. Professores do Brasil: Impasses e Desafios. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 03, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i03.46. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/46. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2015-09-21
Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30