Aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem colaborativa no ensino de engenharia de controle e automação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.469Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas, Ensino de engenharia, Alternativas de aprendizagemResumo
O mercado de trabalho passou a exigir do profissional de engenharia, além das competências técnicas, as competências transversais tais como habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade e inovação para resolução de problemas. Para possibilitar uma aprendizagem consoante a essa demanda do mercado algumas das metodologias de ensino válidas são as Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL) e Aprendizagem Colaborativa. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise e relato da aplicação dos métodos PBL e Aprendizagem Colaborativa no curso de Engenharia de Controle e Automação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Neste trabalho, avaliam-se também quanto os métodos estão sendo eficientes e motivadores em atingir os objetivos a que se propõem, baseados em depoimentos de alunos e professores que participaram do processo de aplicação dos métodos acima mencionados.
Downloads
Métricas
Referências
ANGELO, M. F.; LOULA, ANGELO C.; BERTONI, F. C.; SANTOS, J. A. M. Aplicação e avaliação do método PBL em um componente curricular integrado de programação de computadores. Revista de Ensino de Engenharia, v. 33, n. 2, p. 31-43, 2014.
ARAÚJO, W.J.; LOPES,R.P.; OLIVEIRA FILHO, D.; BARROS, P.M.M.; OLIVEIRA,R.A. Aprendizagem por problemas no ensino de Engenharia. Revista Docência no Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, 2016.
BARROWS, H. S. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, v. 20, 1986.
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V.; LINSINGEN, I. V. Epistemologia e ensino de Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 18, p. 51-57, 1999.
BEHRENS, M. A.; JOSE, E.M.A. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 77-96. 2001.
DENAYER, I.;THAELS, K.; VAN DER SLOTEN, J.; GOBIN, R. Teaching a structured approach to the design process for undergraduate engineering students by problem-based education. European Journal of Engineering Education, v. 28, p. 203-214, 2003.
ESCRIVÃO FILHO, E.; RIBEIRO, L. R. C. Aprendendo com PBL – Aprendizagem baseada em problema: relato de uma experiência em cursos de Engenharia da EESC-USP. Revista Minerva, v. 6, p. 23-30, 2009.
HADGRAFT, R.. A problem-based approach to civil engineering education. In: RYAN, G. (ed.). Research and development in problem-based learning – Volume 1. Sydney: University of Sydney-MacArthur, 1993, p. 29-39.
HOFFMAN, J. Avaliação Mediadora: Uma Pratica da Construção da Pré-escola a Universidade. 17.ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
MARTINS, J. G. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 2002. 219 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) –Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
MILLS, J.E.; TREAGUST, D.F. Engineering education- Is problem-based or project-based learning the answer? Australasian Journal of Engineering Education. 2003. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2018.
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; LIMA, E. F.;TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R. Aprendizagem da docência: pesquisas e especificidades metodológicas. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
MONTEIRO, S. B. S.; QUIRINO, M.G; ZINDEL, M.L.; OLIVEIRA, E.C.; RODRIGUES, E.C.C. Uma Nova Abordagem de Ensino de Engenharia: Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) na Disciplina PSP1 da Curso de Engenharia de Produção da UnB. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau, ABENGE, 2011.
NIELSEN, S. H. Reflection on real operating experience. In: POUZADA, A. S. (ed.). Project based learning: project-led education and group learning. Guimarães: Editora da Universidade do Minho, 2000, p. 43-49.
POLANCO, R.; CALDERÓN, P.; DELGADO, F. Problem-based learning in engineering students: its effects on academic and attitudinal outcomes. In: LITTLE, P.; KANDLBINDER, P. (eds.). The power of problem-based learning: experience, empowerment, evidence. Newcastle: PROBLARC, 2001, p. 111-125.
POWELL, P. From classical to project-led education. In: POUZADA, A. S. (ed.). Project based learning: project-led education and group learning. Guimarães: Editora da Universidade do Minho, 2000, p. 11-40.
RHEM, J. Problem-based learning: an introduction. The National Teaching and Learning Forum, 1998. Disponível em: <http://www.ntlf.com/html/pi/9812/pbl_l.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.
RIBEIRO, L. R. C.. Aprendizagem baseada em problemas(PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, p. 23-32, 2008.
RIBEIRO, L. R. C.; ESCRIVÃO FILHO, E. Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 33, p. 45-54, 2011.
SALES, A. B. de; DEL MOURA, A. de; SALES, M. B. de. Avaliação da aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de “Interação Humano e Computador” de curso de Engenharia de Software. UFRGS. Revista Renote. Novas tecnologias na educação, v. 11, n. 3, dez. 2013.
SANTOS, J. A. M.; ANGELO, M. F.; LOULA, A. Utilização do método PBL em um Estudo Integrado de Programação. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. São Paulo, ABENGE, 2008.
SAVIN-BADEN, M. Problem-Based Learning in higher education: untold stories. Buckingham. Open University Press, 2000.
SCHNAID, F.; TIMM M.; ZARO, M. A. Considerações sobre uso de modelo construtivista no ensino de Engenharia. Anais da 25a RBA- Saberes e práticas antropológicas desafios para o século XXI, v. 1, p. 1-21, 2003.
TORRES, P.L.; IRALA, E. A.F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Coleção Agrinho. 2014.
VILLAS BOAS, B. M. F. Virando a Escola do Avesso por Meio da Avaliação. 1ed. Campinas-SP: Editora Papirus. 2008.
WOODS, D. R. Problem-based learning for large classes in chemical engineering. In: WILKERSON, L.; GIJSELAERS, W. H. (eds.). Bringing problem-based learning to higher education: theory and practice. San Francisco: Jossey-Bass, 1996, p. 91-99.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01