Processo de produção textual escrita nas aulas de língua inglesa: multiletramentos crítico e digital

Autores

  • Luís Fernando da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Givan José Ferreira Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Ingrid Benites Guntendorfer Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Letícia Veitas Novelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.480

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Letramento tecnológico, Processo da escrita, Reflexão crítica

Resumo

Este artigo enfoca a produção de cartuns nas aulas de Inglês com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, em uma escola pública, utilizando multiletramentos crítico e digital e ensino híbrido com abordagem sociointeracionista baseada em gênero textual. Os tipos de pesquisa empregados foram: bibliográfica, descritiva, de campo e analítica. Os aspectos teóricos basearam-se em autores(as) que corroboram com um processo educacional crítico e omnilateral, almejando a inclusão em uma sociedade digital a qual utiliza a Língua Inglesa enquanto prática social. Os(As) teóricos(as) selecionados foram: Ferreti (2012), Vygotsky (1987), Bakhtin (1988), Meurer (2000), Santos (2001); Rojo (2012), Picciano e Dziuban (2013), Dewey (1978), Calvin (1998), Morin (2008), Ruiz (2001), Gonçalves (2001) e Bergmann (2016).  Os resultados, embora apontem algumas desvantagens, confirmaram as expectativas quanto às especificações dos objetivos, destacando como essencial o processo de escrita para promover um ensino de qualidade. Além disso, ficou evidente que o emprego de ferramentas tecnológicas não torna o trabalho educacional redundante, pelo contrário, oportuniza momentos para que estudantes possam ser agentes na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Luís Fernando da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina/ PR. Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional pela UNOPAR, Câmpus Londrina/ PR. Graduado em Letras Anglo-Portuguesas na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental II e Médio.

http://lattes.cnpq.br/7990713912009698


Givan José Ferreira Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina / UEL (1988), especialização em Especialização em Língua Portuguesa pela UEL, mestrado em Mestrado em Letras pela UEL e doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR, Campus Londrina, onde desenvolve trabalho em diversos cursos de graduação, com enfoque nas disciplinas de Comunicação Linguística e Metodologia da Pesquisa Científica, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Realiza e orienta pesquisas nas áreas de Teoria dos Gêneros Textuais, Letramento, Psicolinguística (leitura e produção textual), Semântica Argumentativa e Interdisciplinaridade. É coautor de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental de 6° ao 9° ano.  http://lattes.cnpq.br/8879315784200835

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Alessandra Dutra possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Letramento e Multiletramentos. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN, UTFPR - Londrina


Ingrid Benites Guntendorfer Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Graduou-se em Letras Português/Inglês - Unicesumar (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês. Trabalha com ensino de Língua Inglesa desde 2014 e tem experiência no ensino de crianças e adolescentes em escola regular e escola de idiomas. Desenvolve atualmente uma parceria com a UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná) participando como professora colaboradora em um projeto de pesquisa e extensão de perspectivas críticas no ensino de línguas. É mestranda na UTFPR de Londrina-PR pelo programa PPGEN de ensino de ciências humanas, desenvolvendo projetos específicos em tecnologias no ensino.

 http://lattes.cnpq.br/1999622998113191

Letícia Veitas Novelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Foi orientada pelo prof. Dr. Richard Gonçalves André, tendo o seguinte tema no trabalho de conclusão de curso: Imaginário e Memória da Segunda Guerra Mundial: A animação japonesa "Túmulo dos Vagalumes" (1988), de Isao Takahata. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea; Interpretação e Análise cinematográfica; Memória; Imaginário.

http://lattes.cnpq.br/5251887859847324


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Publicado

01-03-2019

Como Citar

DA SILVA, L. F.; FERREIRA SANTOS, G. J.; DUTRA, A.; BENITES GUNTENDORFER RODRIGUES, I.; VEITAS NOVELLI, L. Processo de produção textual escrita nas aulas de língua inglesa: multiletramentos crítico e digital. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.480. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/480. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-23
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01