Aprendizagem matemática com jogos digitais online
um estudo fundamentado a partir da Neurociência
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.665Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação Matemática, Jogos, Atenção, MemóriaResumo
Este artigo tem o propósito de apresentar um produto educacional referente à pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação em nível de Mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Trata-se de um estudo de campo na perspectiva qualitativa, cujo objetivo foi o de verificar as funções cognitivas de atenção e memória de estudantes em atividade com jogos digitais online de Matemática. Para tanto, subsídios teóricos relacionados aos jogos digitais, à Educação Matemática e à Neurociência Cognitiva foram elementares. Os participantes da pesquisa, estudantes voluntários dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, participaram de oficinas interativas com jogos digitais, devidamente filmadas, tendo em vista a coleta de dados. Estes foram organizados e analisados a partir de categorias relativas às funções cognitivas de atenção e memória. Os resultados do estudo evidenciam, neste artigo, que o estudante, ao interagir com os jogos digitais, mantém a atenção sensorial/mental voltada à atividade, fazendo uso da memória de trabalho e dos processos de evocação e consolidação de memória permanente, o que garante que estes jogos são aliados da aprendizagem matemática.
Downloads
Métricas
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Orgs.). Construindo Pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: ______. Pesquisa qualitativa em educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BORBA. Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
IZQUIERDO, Iván. A arte de esquecer: cérebro e memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2011.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Grupo A, 2011.
POWEL, Artur; SILVA, Wellerson Quintaneira da. O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: investigando pensamentos matemáticos de alunos. In: POWEL, Artur (Org.).
Métodos de pesquisa em educação matemática usando escrita, vídeo e internet. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2015.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2018.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução Eric Yamagute. São Paulo: Editora Senac, 2011.
SANTOS, Wilk Oliveira dos; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes. Uso de Jogos no ensino da Matemática: uma análise entre os jogos tradicionais e os jogos digitais, baseada em pesquisa e mapeamento dos materiais encontrados na Web. 2014. Disponível em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/2014/trabalhos-aprovados/>. Acesso em: 20 set. 2018.
SCHEFFER, Nilce Fátima. Tecnologias digitais e representação matemática de movimentos corporais. Curitiba: Appris, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE. Mestrado. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-05-20
Published 2019-06-10