v. 5 n. 11 (2019): Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC

Expediente

Editorial

  • Editorial, v. 05, n. 11, jun. 2019

    Izabel Alinne Alves de Paula
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.820

Artigos

  • Aprendizagem matemática com jogos digitais online um estudo fundamentado a partir da Neurociência

    Sindia Liliane Demartini da Silva, Nilce Fátima Scheffer
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.665
  • A apropriação do gênero item por docentes uma abordagem lexical

    Bruno de Assis Freire de Lima
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.671
  • Modelagem de situações de uso didático em ensino tecnológico

    Gisele Cristina de Boucherville, Adriana Backx Noronha Viana
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.686
  • Sobre (in)coerências entre a Universidade Pública e Popular, a Engenharia e o desenvolvimento de Tecnologias Sociais

    Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.693
  • Scratch e a possibilidade de novos sentidos sobre o ensino da Lógica de Programação

    Luciana Michele Ventura, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Lisandra Costa Pereira Kirnew
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.702
  • Narrativas memoriais o que a história nos conta sobre os Institutos Federais?

    Silvia Schiedeck, Maria Cristina Caminha de Castilhos França
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.709
  • Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio considerações históricas e princípios orientadores

    Thays Ribeiro Torres Magalhães Xavier, Natal Lânia Roque Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.710
  • ROBÔ-TI Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação

    Joyce Miranda dos Santos, Vitor Bremgartner da Frota, Micila Medeiros Pereira, Hillermann Lima, José Pinheiro Queiroz Neto
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.728
  • Análise de Atitudes proposições docentes sobre a utilização de Rodas de Conversa na formação inicial de professores

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.730
  • Alfabetização científica e tecnológica como Princípio da formação do cidadão

    Carlíria Lima Fumeiro, Samai Serique dos Santos Silveira, Silvana Neumann Martins, Valdemir José Máximo Omena
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.741
  • Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro uma revisão sistemática

    Vanessa Demarchi Peron, Renata Camacho Bezerra, Eliane Nascimento Pereira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.756
  • Investigando a precipitação da chuva através de um “Pluviômetro Alternativo” no IFAM-CMC

    Hyure Souza Monteiro, Fabricio Oliveira Farias
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.761
  • O O uso do Smartphone no ensino superior: uma experiência com a aprendizagem móvel

    Valdomiro de Souza Brito; Elisângela Silva de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.766
  • Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana

    Alonso Pires Átila, Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, João weliandre Carneiro Alexandre, Wagner Bandeira Adriola
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.770
  • O ensino da pirâmide alimentar e a construção do hábito saudável por meio do lúdico: um estudo de caso

    Ana Nery Furlan Mendes, Sandra Mara Santana Rocha, Paula Salvador, Cinthia Ronconi Forrechi
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.775
  • O Laboratório Rotacional no Ensino Híbrido: do desafio à realidade educacional da era tecnológica

    Carlos Eduardo Pereira Aguiar, Roberto Barbosa De Castilho
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.688
  • Conceitos matemáticos e tecnologias digitais: um olhar para o reflorestamento

    Michele Silva da Mata Caetano, Ana Paula Azevedo Moura, Jorge Schneider, Ronaldo Leffler, Marize Lyra Silva Passos
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.732
  • Formação continuada de professores à luz do letramento - o memorial como espaço de formação continuada: relatos de experiência

    Augusto José Savedra Lima, Nilton Paulo Ponciano
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.762
  • Uma experiência com cartas autobiográficas

    Edson Castelo Branco Feitosa Júnior, Amarildo Menezes Gonzaga
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.763
  • Uma experiência sobre o sistema de transporte publico da grande vitória com estudantes do curso técnico em logística integrado ao ensino médio

    Lauro Chagas e Sá, Kezia Gomes Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.779