O O uso do Smartphone no ensino superior: uma experiência com a aprendizagem móvel
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.766Palavras-chave:
Aprendizagem Móvel, Smartphones, Ensino SuperiorResumo
Curso (TCC), que teve como objeto de estudo o uso do smartphone por alunos do ensino superior na disciplina de sistemas digitais. Abordaremos um eixo da referida pesquisa que teve como objetivo: investigar as novas formas de assimilação tecnológicas no uso do smartphone na aprendizagem dos alunos, na disciplina de Sistemas Digitais do Curso de Licenciatura em Computação do CESIT-UEA. A fundamentação teórica teve como base os estudos sobre Aprendizagem, Aprendizagem Móvel, Ensino Superior e Assimilação Tecnológica, apoiado nos seguintes autores: Marinho et al (2015), Santaella (2013), UNESCO (2013), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), Piaget (1982), Lévy (1993). Situado na abordagem qualitativa, utilizamos aplicação de questionário on-line, observação participante, entrevista e análise textual discursiva. Assim, nossos dados revelaram que os acadêmicos estão de posse de seus smartphones, existindo o uso frequente e variado desses dispositivos pelos estudantes/participantes. A pesquisa revelou que as ações realizadas com os aplicativos usados nos smartphones, como: boolean lab, logic gates simulator e conversão ascii binário, que durante a explicação de assuntos específicos da disciplina, contribuíram para a compreensão por parte dos acadêmicos de uma forma interativa sobre os conteúdos trabalhados possibilitando a aprendizagem.
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Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10