O O uso do Smartphone no ensino superior: uma experiência com a aprendizagem móvel

Autores

  • Valdomiro de Souza Brito Universidade do Estado do Amazonas
  • Elisângela Silva de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.766

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel, Smartphones, Ensino Superior

Resumo

Curso (TCC), que teve como objeto de estudo o uso do smartphone por alunos do ensino superior na disciplina de sistemas digitais. Abordaremos um eixo da referida pesquisa que teve como objetivo: investigar as novas formas de assimilação tecnológicas no uso do smartphone na aprendizagem dos alunos, na disciplina de Sistemas Digitais do Curso de Licenciatura em Computação do CESIT-UEA. A fundamentação teórica teve como base os estudos sobre Aprendizagem, Aprendizagem Móvel, Ensino Superior e Assimilação Tecnológica, apoiado nos seguintes autores: Marinho et al (2015), Santaella (2013), UNESCO (2013), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), Piaget (1982), Lévy (1993). Situado na abordagem qualitativa, utilizamos aplicação de questionário on-line, observação participante, entrevista e análise textual discursiva. Assim, nossos dados revelaram que os acadêmicos estão de posse de seus smartphones, existindo o uso frequente e variado desses dispositivos pelos estudantes/participantes. A pesquisa revelou que as ações realizadas com os aplicativos usados nos smartphones, como: boolean lab, logic gates simulator e conversão ascii binário, que durante a explicação de assuntos específicos da disciplina, contribuíram para a compreensão por parte dos acadêmicos de uma forma interativa sobre os conteúdos trabalhados possibilitando a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

HIGUCHI, A. A. S. Tecnologias móveis na educação: Um estudo de caso em uma escola da rede pública do estado de são Paulo. Dissertação (Mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP. 2011.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática, Rio de Janeiro, 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LIBÂNEO, J.C; OLIVEIRA, J.F; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. – 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, Mixilene; NETO, Clodomir; FILHO, José. Aprendizagem móvel no Ensino Fundamental. In: Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6125/4293>. Acesso em: 10 abr. 2017.

MARINHO, Simão. et al. Tecnologias Móveis, Mídias e Redes Sociais: Cultura de uso de Estudantes de Licenciatura. In: Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6127/4295>. Acesso em: 10 abr. 2017.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. – Ijuí: ed. Unijuí, 2007. 224p.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. p.40-45.

OLIVEIRA, J. M. A. (2004) “O hipertexto como imaginação do currículo e de

conhecimentos produzidos na escola”, Ano 2 – Voll.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

SAMPAIO, Marisa N.; LEITE, Lígia S. Alfabetização tecnológica do professor.Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua - repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SILVA, Eli; CRUZ, Dulce. Mediação de professores e alunos para uso de mídias digitais. in: Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE_2016). Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.p/wcbie/ article/view/6904/4778>. Acesso em: 10 abr. 2017.

UNESCO (2013). Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Dispionível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2017.

WINTER, N. “What is mobile learning?” In: Sharples, M. (Ed.). (2006). Big issues in mobile learning - report of a workshop by the kaleidoscope network of excellence mobile learning initiative. Learning Sciences Research Institute, University_of_Nottingham. Disponível em: <http://hal.archivesouvertes.fr/docs/00/19/02/54PDF/Sharples_Big_Issues.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2017.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

BRITO, V. de S.; OLIVEIRA, E. S. de. O O uso do Smartphone no ensino superior: uma experiência com a aprendizagem móvel. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.766. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/766. Acesso em: 26 abr. 2024.
Received 2019-03-15
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10