ROBÔ-TI
Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.728Palavras-chave:
Robótica Pedagógica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Tecnologia da InformaçãoResumo
Este artigo apresenta os resultados da realização de um projeto, chamado ROBÔ-TI, que foi desenvolvido com o objetivo de incentivar alunos de Ensino Médio da rede pública do Estado do Amazonas a ingressarem em carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI). Para isso, foram utilizadas práticas pedagógicas por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) visando o estímulo do Pensamento Computacional, com o uso de ferramentas como o Scratch e o Kit de Robótica Lego Mindstorms EV3. Os resultados obtidos, a partir de um questionário de Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e de depoimentos de alunos, demonstram a contribuição das estratégias de planejamento e de execução adotadas nesse projeto para a formação profissional e tecnológica de alunos e dos professores que receberam os treinamentos, estes últimos atuando como multiplicadores do conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, D. et al. Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), Uberlãndia, MG, 2016.
BENITTI, F.B.V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers and Education, 58(3), pp. 978–988, 2012.
CAMBRUZZI, E.; SOUZA, R. M.; Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: Aplicação e análise. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE). Maceio, AL, 2015.
DAVIS, F. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, p. 319-340, 1989.
EGUCHI, A. Robotics as a learning tool for educational transformation. In: International Workshop Teaching Robotics, Teaching with Robotics & International Conference Robotics in Education, pp. 27–34, 2014.
EV3. Mindstorms Lego. Disponível em <https://www.lego.com/en-us/mindstorms/about-ev3> Acesso em 26 de dez. de 2018.
FLL. FIRST LEGO League. Disponível em: <http://www.firstlegoleague.org/> Acesso em 26 de dez. de 2018.
OBR. Olimpíada Brasileira de Robótica. Disponível em: <http://www.obr.org.br/> Acesso em 26 de dez. de 2018.
RIOS, M; NETTO, J. F. M. MonitoRE: Um Arcabouço de Sistema para Monitoramento de Tarefas na Robótica Educacional. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), Fortaleza, CE, 2018.
RÜEDELL, A.; TRENTIN, M. A.; FONTANA, A. Uma análise sobre o desempenho das equipes na 1a etapa de uma Olimpíada de Robótica Educativa Livre. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), 4(09). <https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.312>, 2018.
SCRATCH. Scratch – Imagine, Program, Share. Disponível em <https://scratch.mit.edu/> Acesso em 26 de dez. de 2018.
WING, J. Computational Thinking. Communications of the ACM, 3 ed.: pp. 33-35, 2006.
ZANETTI, H. A. P.; OLIVEIRA, C. L. V. Prática de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015). Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015), Maceió, AL, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-05-08
Published 2019-06-10