Análise de Atitudes

proposições docentes sobre a utilização de Rodas de Conversa na formação inicial de professores

Autores

  • Everton Bedin Universidade Luterana do Brasil
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.730

Palavras-chave:

Formação docente, Dedicação docente, Eficiência do professor

Resumo

Neste artigo apresenta-se, além de um ensaio empírico embasado na reflexão crítica da experiência das rodas de conversas na formação inicial de professores de ciências, resultados significativos sobre uma avaliação docente à luz destes espaços/tempos para a qualificação e a emancipação das práticas e metodologias pedagógicas, reafirmando o compromisso destes na emersão dos saberes e das vozes divergentes. Adotou-se a metodologia investigativa de cunho exploratória-avaliativa. Coletou-se os dados por meio de 5 afirmações disponibilizadas pelo pesquisador em um grupo fechado no Facebook, concentrando-se os graus de satisfação da escala de Likert. No término do estudo, pode-se constatar, por um lado, que a disposição das Rodas de Conversas na universidade para a formação docente é mais que uma disposição circular de cadeiras e bate-papo descontraído e, por outro, que é um modo significativo de pensar e refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem e o aperfeiçoamento da formação docente cooperativa e transversalizada. Ademais, a ação deste estudo indica a iniciativa das universidades proporcionarem aos professores cursos de extensão à luz das Rodas de Conversa para integrar os saberes ao contexto sociocultural dos sujeitos, desenvolvendo competências e habilidades necessárias às ações e processos que moldam o contexto educacional atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, M. C; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BARBOSA, E. F; MÜLER, M. C. Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea. RBPAE - v. 31, n. 3, p. 587 - 606 set./dez. 2015.

BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação, Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000.

BEDIN, E. Formação de professores de química: um olhar sobre o Pibid da Universidade Federal de Uberlândia. Dissertação (Mestrado em Educação em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

BEDIN, E; DEL PINO, J. C. Rodas de Conversa na Universidade - Formação Docente Tecnológica em Ciências: metodologias de cunho interdisciplinar. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 1, p. 1413-1419, 2016.

BEDIN, E; DEL PINO, J. C. Concepções de professores sobre situação de estudo: rodas de conversa como práticas formadoras. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.8, n.22, p.154-185, 2017.

BRANCO, A. U; VALSINER, J. Changing methodologies: a co-construtivist study of goal orientations in social interactions. Psychology and Development Societies, 9(1), 35-64, 1997.

BRANDALISE, L. Modelos de mediação de percepção e comportamento: uma revisão. Disponível em: <http://www.lgti.ufsc.br/brandalise.pdf&gt>. Acessado em: 11 maio 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra; 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2003.

GARCIA, M. M. A; HYPOLITO, A. M; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31 n.1, pp.45-56, jan./mar. 2005.

IZA, D. F et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.

JUNIOR, S. D. S.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. On-line), São Paulo, Brasil, V. 15, p. 1-16, outubro, 2014.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. n. 140, p. 44-53, 1932.

LIMA, K. E. K; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397-412, jul./set. 2006.

MALDANER, O. A; ZANON, L. B. Situação de Estudo – uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, R., MANCUSO, R. (org.) Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora UNIJUI, 2004.

MOURA, A. F; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.

NÓVOA. A. (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1999.

PASSOS, L. F. O projeto pedagógico e as práticas diferenciadas: o sentido da troca e da colaboração. In: M. André (Org.), Pedagogia das diferenças na sala de aula (pp.107-131). Campinas: Papirus, 2001.

RAPOSO, M; MACIEL, D. A. As Interações Professor-Professor na CoConstrução dos Projetos Pedagógicos na Escola. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Set-Dez 2005, Vol. 21 n. 3, 2005.

SAMPAIO, J et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface: comunicação saúde educação, 2014; 18 supl 2:1299-1312.

VALSINER, J. Crossroads of the deductive and inductive lines of knowledge construction in psychology. In: J. VALSINER (Org.), Quais autores do livro Culture and the development of children’s actions. 2ª Ed. New York: Wiley, 1997.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente - o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Análise de Atitudes: proposições docentes sobre a utilização de Rodas de Conversa na formação inicial de professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.730. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/730. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2019-01-11
Accepted 2019-05-13
Published 2019-06-10