Análise de Atitudes
proposições docentes sobre a utilização de Rodas de Conversa na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.730Palavras-chave:
Formação docente, Dedicação docente, Eficiência do professorResumo
Neste artigo apresenta-se, além de um ensaio empírico embasado na reflexão crítica da experiência das rodas de conversas na formação inicial de professores de ciências, resultados significativos sobre uma avaliação docente à luz destes espaços/tempos para a qualificação e a emancipação das práticas e metodologias pedagógicas, reafirmando o compromisso destes na emersão dos saberes e das vozes divergentes. Adotou-se a metodologia investigativa de cunho exploratória-avaliativa. Coletou-se os dados por meio de 5 afirmações disponibilizadas pelo pesquisador em um grupo fechado no Facebook, concentrando-se os graus de satisfação da escala de Likert. No término do estudo, pode-se constatar, por um lado, que a disposição das Rodas de Conversas na universidade para a formação docente é mais que uma disposição circular de cadeiras e bate-papo descontraído e, por outro, que é um modo significativo de pensar e refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem e o aperfeiçoamento da formação docente cooperativa e transversalizada. Ademais, a ação deste estudo indica a iniciativa das universidades proporcionarem aos professores cursos de extensão à luz das Rodas de Conversa para integrar os saberes ao contexto sociocultural dos sujeitos, desenvolvendo competências e habilidades necessárias às ações e processos que moldam o contexto educacional atual.
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Accepted 2019-05-13
Published 2019-06-10