Modelagem de situações de uso didático em ensino tecnológico

Autores

  • Gisele Cristina de Boucherville Universidade Federal de Roraima/ Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Adriana Backx Noronha Viana USP

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.686

Palavras-chave:

Ensino profissionalizante, Construtivismo, Contrato de aprendizagem

Resumo

O artigo apresentado oferece a investigação por uma didática que possa oferecer ao docente suporte para o ensino profissional. A procura encontra campo de pesquisa e resposta em autores como Brousseau (1998), Chevallard (1991) e Piaget (2007). O objetivo desse artigo é trazer para os professores abertura didática que possa, a partir disso, elevar o nível dos alunos para sua profissionalização. A "situação didática" com interação dialética pode ser um dos caminhos propostos para que alunos e professor se organizem e discutam, a partir de acordo e convencimento entre as partes, a respeito dos modos e conhecimentos necessários para a formação do aluno. O foco que se dá à didática com interação dialética é importante para o entendimento dos diversos recursos apresentados posteriormente como os contratos de aprendizagem empírica e os contratos construtivistas. A relação do ensino e da aprendizagem desenvolvidas nos cursos profissionais liga-se diretamente ao desenvolvimento do sujeito profissional, que é absorvido pelo mercado. O mercado de trabalho, hoje, carece de profissionais autônomos, eficientes, éticos e engajados no grupo de modo a cooperarem e a colaborarem para a dinâmica do mercado. Sendo assim, é pretensão desse artigo oferecer um aporte didático que venha colaborar com essa interpretação e com a incorporação de um pensamento construtivista para a demanda dos cursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Cristina de Boucherville, Universidade Federal de Roraima/ Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da Universidade Federal de Roraima (UFRR), hoje em cooperação técnica com a Universidade Federal De Juiz de Fora (UFJF).É doutoranda em Educação na PUC- Minas, na área de Educação a distancia, mestre em Educação, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2005), é capacitada em Equoterapia formada pela ANDE- Brasil (1995). É professora do terceiro grau efetiva da Universidade Federal de Roraima-UFRR, trabalha na área de educação a distancia desde 2009. Foi, por 4 anos, coordenadora do curso de extensão EJA- SECADI, é professora da Pedagogia-UFRR e ministra as disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Arte e Educação e Filosofia da Educação l. Foi coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo de Roraima - LEDUCARR e pesquisadora PIBID na área da diversidade atuando com os alunos do LEDUCAR no interior de Roraima, Adjunta do Núcleo de Educação a Distancia-NEaD/UFRR, Coordenadora Acadêmica e Coordenadora de Projetos para cursos a distancia e professora da Especialização em Educação a Distancia da UFRR . Trabalhou como organizadora no ESUD - 2016. Tendo ministrado anteriormente em outras instituições de ensino as disciplinas de Metodologia Cientifica, Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão na Educação. Coordenou o Centro de Equoterapia do estado de Roraima no ano de 2009. Em 2011 organizou e coordenou o WTEaD, Workshop de Tecnologia para Educação a Distancia, sendo o 1º worksohp da UFRR nesse tema. Interessa-se pelo tema da didática e as correlações deste tema com ensino/aprendizagem em todos os âmbitos da educação, seja ela presencial ou a distancia. Desenvolve projeto de cooperação técnica na UFJF como o tema PESQUISA INTERISTITUCIONAL DE DIDÁTICA, em que propõe compor um material didático novo, que será disponibilizado para a educação a distância e para a educação presencial

Adriana Backx Noronha Viana, USP

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014

Referências

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, Grenoble, 1986.

BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques. Recueil de textes de Didactique des mathématiques 1970-1990. La pensée sauvage: Grenoble, 1998.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Tradução de Claudia Gilman. Aique Grupo Editor S. A. Buenos Aires, 1991

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENDONÇA, A. V. M.; Miranda A. L. C. O. O processo de comunicação aplicado a tecnologia digital: produção de conteúdos, estudos de percepção e mediação à luz da Ciência da Informação. In: ENDOCOM. ENCONTRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 16., 2006. Brasília. Anais eletrônicos do Portcom. Disponivel em: . Acesso 12 jul. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OSGOOD. O modelo de Osgood e Shiraman. Teorías y Modelos de la Comunicación, Uriel Sánchez, 2006. Disponível em: <http://tymdecomunicacion.blogspot.com/p/modelo-de-la-interaccion-osgood-y_13.html>. Acesso em: 10 julho 2018.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3. ed. Martins Fontes: São Paulo, 2007.

PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA, Rezende J. C. (Org). Institutos Federais. Lei 11.892, de 29/12/2008. Comentários e reflexões. Brasília: Editora do IFRN, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3753-lei-11892-08-if-comentadafinal&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192 >. Acesso: 21 jul. 2018.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

BOUCHERVILLE, G. C. de; VIANA, A. B. N. Modelagem de situações de uso didático em ensino tecnológico. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.686. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/686. Acesso em: 29 abr. 2024.
Received 2018-09-13
Accepted 2019-05-13
Published 2019-06-10