Modelagem de situações de uso didático em ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.686Palabras clave:
Ensino profissionalizante, Construtivismo, Contrato de aprendizagemResumen
O artigo apresentado oferece a investigação por uma didática que possa oferecer ao docente suporte para o ensino profissional. A procura encontra campo de pesquisa e resposta em autores como Brousseau (1998), Chevallard (1991) e Piaget (2007). O objetivo desse artigo é trazer para os professores abertura didática que possa, a partir disso, elevar o nível dos alunos para sua profissionalização. A "situação didática" com interação dialética pode ser um dos caminhos propostos para que alunos e professor se organizem e discutam, a partir de acordo e convencimento entre as partes, a respeito dos modos e conhecimentos necessários para a formação do aluno. O foco que se dá à didática com interação dialética é importante para o entendimento dos diversos recursos apresentados posteriormente como os contratos de aprendizagem empírica e os contratos construtivistas. A relação do ensino e da aprendizagem desenvolvidas nos cursos profissionais liga-se diretamente ao desenvolvimento do sujeito profissional, que é absorvido pelo mercado. O mercado de trabalho, hoje, carece de profissionais autônomos, eficientes, éticos e engajados no grupo de modo a cooperarem e a colaborarem para a dinâmica do mercado. Sendo assim, é pretensão desse artigo oferecer um aporte didático que venha colaborar com essa interpretação e com a incorporação de um pensamento construtivista para a demanda dos cursos tecnológicos.
Descargas
Métricas
Citas
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, Grenoble, 1986.
BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques. Recueil de textes de Didactique des mathématiques 1970-1990. La pensée sauvage: Grenoble, 1998.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Tradução de Claudia Gilman. Aique Grupo Editor S. A. Buenos Aires, 1991
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENDONÇA, A. V. M.; Miranda A. L. C. O. O processo de comunicação aplicado a tecnologia digital: produção de conteúdos, estudos de percepção e mediação à luz da Ciência da Informação. In: ENDOCOM. ENCONTRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 16., 2006. Brasília. Anais eletrônicos do Portcom. Disponivel em: . Acesso 12 jul. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OSGOOD. O modelo de Osgood e Shiraman. Teorías y Modelos de la Comunicación, Uriel Sánchez, 2006. Disponível em: <http://tymdecomunicacion.blogspot.com/p/modelo-de-la-interaccion-osgood-y_13.html>. Acesso em: 10 julho 2018.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3. ed. Martins Fontes: São Paulo, 2007.
PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA, Rezende J. C. (Org). Institutos Federais. Lei 11.892, de 29/12/2008. Comentários e reflexões. Brasília: Editora do IFRN, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3753-lei-11892-08-if-comentadafinal&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192 >. Acesso: 21 jul. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2019-05-13
Publicado 2019-06-10