Modelagem de situações de uso didático em ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.686Palavras-chave:
Ensino profissionalizante, Construtivismo, Contrato de aprendizagemResumo
O artigo apresentado oferece a investigação por uma didática que possa oferecer ao docente suporte para o ensino profissional. A procura encontra campo de pesquisa e resposta em autores como Brousseau (1998), Chevallard (1991) e Piaget (2007). O objetivo desse artigo é trazer para os professores abertura didática que possa, a partir disso, elevar o nível dos alunos para sua profissionalização. A "situação didática" com interação dialética pode ser um dos caminhos propostos para que alunos e professor se organizem e discutam, a partir de acordo e convencimento entre as partes, a respeito dos modos e conhecimentos necessários para a formação do aluno. O foco que se dá à didática com interação dialética é importante para o entendimento dos diversos recursos apresentados posteriormente como os contratos de aprendizagem empírica e os contratos construtivistas. A relação do ensino e da aprendizagem desenvolvidas nos cursos profissionais liga-se diretamente ao desenvolvimento do sujeito profissional, que é absorvido pelo mercado. O mercado de trabalho, hoje, carece de profissionais autônomos, eficientes, éticos e engajados no grupo de modo a cooperarem e a colaborarem para a dinâmica do mercado. Sendo assim, é pretensão desse artigo oferecer um aporte didático que venha colaborar com essa interpretação e com a incorporação de um pensamento construtivista para a demanda dos cursos tecnológicos.
Downloads
Metrics
Referências
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, Grenoble, 1986.
BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques. Recueil de textes de Didactique des mathématiques 1970-1990. La pensée sauvage: Grenoble, 1998.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Tradução de Claudia Gilman. Aique Grupo Editor S. A. Buenos Aires, 1991
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENDONÇA, A. V. M.; Miranda A. L. C. O. O processo de comunicação aplicado a tecnologia digital: produção de conteúdos, estudos de percepção e mediação à luz da Ciência da Informação. In: ENDOCOM. ENCONTRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 16., 2006. Brasília. Anais eletrônicos do Portcom. Disponivel em: . Acesso 12 jul. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OSGOOD. O modelo de Osgood e Shiraman. Teorías y Modelos de la Comunicación, Uriel Sánchez, 2006. Disponível em: <http://tymdecomunicacion.blogspot.com/p/modelo-de-la-interaccion-osgood-y_13.html>. Acesso em: 10 julho 2018.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3. ed. Martins Fontes: São Paulo, 2007.
PERRENOUD, Philippe. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA, Rezende J. C. (Org). Institutos Federais. Lei 11.892, de 29/12/2008. Comentários e reflexões. Brasília: Editora do IFRN, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3753-lei-11892-08-if-comentadafinal&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192 >. Acesso: 21 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-05-13
Published 2019-06-10