Modeling of situations of didactic use in technological teaching

Authors

  • Gisele Cristina de Boucherville Universidade Federal de Roraima/ Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Adriana Backx Noronha Viana USP

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.686

Keywords:

Vocational education, Constructivism, Learning contract

Abstract

The article presented, developed from the demand of the teachers for a didactic that can offer them support for the professional education, find field of research and response in authors like Brousseau (1998), Chevallard (1991) and Piaget
(2007). The purpose of this article is to provide teachers with teaching opening that can raise the level of the students for their professionalization. The "didactic situation" with dialectical interaction can be one of the proposed ways for students and teachers to organize and discuss, based on agreement and disagreement
between the parties, about the ways and knowledge necessary for the formation of the student. The focus on didactics with dialectic interaction is important for the understanding of the various resources presented later such as empirical learning contracts and constructivist contracts. The relationship of teaching and learning
developed in professional courses is directly linked to the development of the professional subject, which is absorbed by the market. The labor market today lacks autonomous, efficient, ethical and engaged professionals in the group in
order to cooperate and collaborate for the dynamics of the company. Thus, it is the pretension of this article to offer a didactic contribution that will collaborate with this interpretation and with the incorporation of a constructivist thought for the demand of the technological courses.

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Author Biographies

Gisele Cristina de Boucherville, Universidade Federal de Roraima/ Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da Universidade Federal de Roraima (UFRR), hoje em cooperação técnica com a Universidade Federal De Juiz de Fora (UFJF).É doutoranda em Educação na PUC- Minas, na área de Educação a distancia, mestre em Educação, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2005), é capacitada em Equoterapia formada pela ANDE- Brasil (1995). É professora do terceiro grau efetiva da Universidade Federal de Roraima-UFRR, trabalha na área de educação a distancia desde 2009. Foi, por 4 anos, coordenadora do curso de extensão EJA- SECADI, é professora da Pedagogia-UFRR e ministra as disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Arte e Educação e Filosofia da Educação l. Foi coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo de Roraima - LEDUCARR e pesquisadora PIBID na área da diversidade atuando com os alunos do LEDUCAR no interior de Roraima, Adjunta do Núcleo de Educação a Distancia-NEaD/UFRR, Coordenadora Acadêmica e Coordenadora de Projetos para cursos a distancia e professora da Especialização em Educação a Distancia da UFRR . Trabalhou como organizadora no ESUD - 2016. Tendo ministrado anteriormente em outras instituições de ensino as disciplinas de Metodologia Cientifica, Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão na Educação. Coordenou o Centro de Equoterapia do estado de Roraima no ano de 2009. Em 2011 organizou e coordenou o WTEaD, Workshop de Tecnologia para Educação a Distancia, sendo o 1º worksohp da UFRR nesse tema. Interessa-se pelo tema da didática e as correlações deste tema com ensino/aprendizagem em todos os âmbitos da educação, seja ela presencial ou a distancia. Desenvolve projeto de cooperação técnica na UFJF como o tema PESQUISA INTERISTITUCIONAL DE DIDÁTICA, em que propõe compor um material didático novo, que será disponibilizado para a educação a distância e para a educação presencial

Adriana Backx Noronha Viana, USP

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014

References

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Published

2019-06-10

How to Cite

BOUCHERVILLE, G. C. de; VIANA, A. B. N. Modeling of situations of didactic use in technological teaching. Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching , Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.686. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/686. Acesso em: 14 may. 2024.
Received 2018-09-13
Accepted 2019-05-13
Published 2019-06-10