Sobre (in)coerências entre a Universidade Pública e Popular, a Engenharia e o desenvolvimento de Tecnologias Sociais

Autores

  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.693

Palavras-chave:

Ensino da tecnologia, Tecnologia da Engenharia, Desenvolvimento integrado

Resumo

Com o objetivo de destacar os encontros e desencontros entre a proposta de universidade pública e popular com o desenvolvimento de Tecnologias Sociais (TS), o presente artigo explicita os resultados das análises feitas nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e, principalmente, nos Projetos Pedagógicos dos cinco cursos de Engenharia por ela ofertados. A metodologia de análise documental foi desenvolvida tendo como mote as seguintes categorias: (a) justificativa para criação do curso, (b) perfil do egresso e objetivos do curso e (c) organização curricular. Os resultados indicam que, apesar de a UFFS ter forte vinculação com movimentos sociais e se projetar como desenvolvedora de TS, há uma considerável falta de clareza sobre o que seja conceber um curso de Engenharia nessa perspectiva. Apesar de haver algumas importantes iniciativas, os documentos revelam um longo caminho a ser percorrido na superação de modelos formativos historicamente consolidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2000) e mestrado em Engenharia Civil (Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2003). Tem experiência em estatística aplicada e na área de Engenharia Civil, com ênfase em tecnologia da informação, coordenação de projetos e materiais e componentes da construção. No ensino atua em disciplinas de Materiais de construção, Técnicas construtivas, Sistemas estruturais e Estatística. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e cursa Doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalhando com a relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano na Educação em Engenharia.

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possue experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico.

Referências

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica, 1998, 267p, Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. 4. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

CARLETTO, Marcia Regina. Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia, 2009, 283p, Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

DAGNINO, Renato Peixoto. A Tecnologia Social e seus desafios. In: LASSANCE Jr, Antonio E. et. al. (Org). Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 187-210.

DAGNINO, Renato Peixoto. Em direção a uma teoria crítica da tecnologia. In: DAGNINO, Renato Peixoto (Org). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 73-112.

FRAGA, Laís Silveira. O curso de Graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP: uma análise a partir da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2007, 86p, Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

FRAGA, Lais Silveira. NOVAES, Henrique T. DAGNINO, Renato Peixoto. Educação em Ciência, tecnologia e sociedade para as engenharias: obstáculos e propostas. In: DAGNINO, Renato (Org.). Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande. Eduepb, 2010. p 213-234.

JACINSKI. Edson. Sentidos das interações entre tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: limites e possibilidades para repensar a educação tecnológica. 2012, 363p, Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

LINSINGEN, Irlan. Engenharia, tecnologia e sociedade: novas perspectivas para uma formação, 2002, 210p, Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

LINSINGEN, Irlan. Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Críticas (UnB), v. 21, p. 297-317, 2015.

MENESTRINA, Tatiana Comiotto. Concepção de Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville. 2008, 237p, Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

NOVAES, Henrique T.; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, Renato Peixoto (Org). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.

NÓVOA, Antonio. Entrevista. (2017). Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/se-fosse-brasileiro-estaria-indignado-com-a-situacao-da-educacao/>. Acesso em: 30 ago. 2017.

POSTMAN, Neil; WEINGARTNER, Charles. Contestação: nova fórmula de ensino. Rio e Janeiro: Editora Expressão e Cultura, 1971.

UFFS. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura – bacharelado. Laranjeiras do Sul: 2010. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/cceaqls/2016-0002>. Acesso em: 13 set. 2017.

UFFS. PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016. Chapecó: UFFS, 2012. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/institucional/a_uffs/a_instituicao/plano_de_desenvolvimento_institucional>. Acesso em: 10 ago. 2017.

UFFS. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia Ambiental – bacharelado, campus Cerro Largo. Cerro Largo: 2013a. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/campi/cerro-largo/cursos/graduacao/engenharia-ambiental/documentos>. Acesso em: 13 set. 2017.

UFFS. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia Ambiental – bacharelado. Chapecó: 2013b. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco/cursos/graduacao/engenharia-ambiental/documentos>. Acesso em: 13 set. 2017.

UFFS. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia Ambiental – bacharelado. Erechim: 2013c. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/cursos/graduacao/engenharia-ambiental/documentos>. Acesso em: 13 set. 2017.

UFFS. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia de alimentos – bacharelado. Laranjeiras do Sul: 2016a. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccealls/2016-0002>. Acesso em: 13 set. 2017.

UFFS. RESOLUÇÃO Nº 8/2016 – CONSUNI/CGAE: Altera a Resolução nº 006/2012- CONSUNI/CGRAD, que aprova o modelo de implantação da reserva de vagas para a política de ingresso nos cursos de graduação da UFFS. Chapecó: 2016b. Disponível em: <https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgae/2016-0008>. Acesso em 10 ago. 2017.

WINNER, Langdon. La Ballena y el Reactor: una búsqueda de los limites em la era de la alta tecnología. Barcelona: Gedisa editorial, 1987.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

BORDIN, L.; BAZZO, W. A. Sobre (in)coerências entre a Universidade Pública e Popular, a Engenharia e o desenvolvimento de Tecnologias Sociais. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.693. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/693. Acesso em: 29 abr. 2024.
Received 2018-09-23
Accepted 2019-05-27
Published 2019-06-10