Sobre (in)coerências entre a Universidade Pública e Popular, a Engenharia e o desenvolvimento de Tecnologias Sociais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.693Palavras-chave:
Ensino da tecnologia, Tecnologia da Engenharia, Desenvolvimento integradoResumo
Com o objetivo de destacar os encontros e desencontros entre a proposta de universidade pública e popular com o desenvolvimento de Tecnologias Sociais (TS), o presente artigo explicita os resultados das análises feitas nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e, principalmente, nos Projetos Pedagógicos dos cinco cursos de Engenharia por ela ofertados. A metodologia de análise documental foi desenvolvida tendo como mote as seguintes categorias: (a) justificativa para criação do curso, (b) perfil do egresso e objetivos do curso e (c) organização curricular. Os resultados indicam que, apesar de a UFFS ter forte vinculação com movimentos sociais e se projetar como desenvolvedora de TS, há uma considerável falta de clareza sobre o que seja conceber um curso de Engenharia nessa perspectiva. Apesar de haver algumas importantes iniciativas, os documentos revelam um longo caminho a ser percorrido na superação de modelos formativos historicamente consolidados.
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