A apropriação do gênero item por docentes

uma abordagem lexical

Autores

  • Bruno de Assis Freire de Lima Instituto Federal Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.671

Palavras-chave:

Avaliação, Léxico, Terminologia

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é reiterar a importância de os docentes se apropriarem do item, gênero do discurso prototipicamente avaliativo. Para tanto, discute-se a configuração lexical de itens usados nas provas do Enem desde sua primeira edição, em 1998, até sua edição mais recente, de 2018. São consideradas três categorias de classificação do léxico: a) estruturas linguísticas da “língua comum”; b) estruturas linguísticas de especialidade e c) estruturas linguísticas de gênero. As discussões aqui levantadas estão de acordo com os estudos das linguagens especializadas (HOFFMANN, 1988; TUTIN, 2007; KILIAN e LOGUERCIO, 2015). Os itens foram processados com o auxílio do AntConc, um software destinado à análise eletrônica do léxico em textos. Os resultados mostram que, além de outras características formais que fazem do item um produto educacional especializado (e que, portanto, requer conhecimento técnico para sua elaboração), o léxico também se constitui como parte integradora desses conhecimentos especializados, fazendo parte do rol de conhecimentos necessários para que professores sejam capazes de promover avaliações mais consistentes e em consonância com o que muitas escolas perseguem: o êxito de seus alunos em avaliações de larga escala, como o próprio Enem. Essa conclusão é possível graças à delimitação da classe de estruturas linguísticas de gênero, ou seja, pela comprovação de que no item existem estruturas linguísticas que são específicas da constituição desse gênero do discurso. É requisito básico de professores (e avaliadores) conhecer essas estruturas, para aplicá-las de modo eficaz na elaboração de provas, testes e demais exames.

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Biografia do Autor

Bruno de Assis Freire de Lima, Instituto Federal Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2002), especialização em Língua Portuguesa e Literatura na mesma universidade e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é doutorando-pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo cursado período sanduíche na Universidade do Vale do Rio dos Sinos -RS (2015). É professor do Instituto Federal Minas Gerais, com experiência docente em diversos níveis de ensino. É autor de materiais didáticos, livros de literatura infanto-juvenil e livros técnicos para Formação de Professores. Atua como consultor em Avaliação da Aprendizagem Escolar, Avaliação em Larga Escala e Educação à Distância. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa; Terminologia e Estudo das Linguagens Especializadas.

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Publicado

10-06-2019

Como Citar

DE LIMA, B. de A. F. A apropriação do gênero item por docentes: uma abordagem lexical. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.671. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/671. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2018-09-03
Accepted 2019-05-20
Published 2019-06-10