Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana

Autores

  • Alonso Pires Átila Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3295-4426
  • Maria do Socorro de Sousa Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • João weliandre Carneiro Alexandre
  • Wagner Bandeira Adriola Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.770

Palavras-chave:

Educação Superior, Radiologia, Diagnóstico por Imagem, Processo de Ensino-aprendizagem

Resumo

O ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia é fundamental na formação profissional. O ENADE, no referido curso, conclui que o desempenho dos estudantes neste conteúdo é insatisfatório. Este estudo tem o objetivo de avaliar a percepção e o desempenho dos discentes, antes e depois do uso de métodos do diagnóstico por imagem, associados ao ensino de AH. Trata-se de uma pesquisa experimental com a intervenção de dois grupos (controle e experimental). A pesquisa foi composta por alunos dos CST em Radiologia do Estado do Ceará. Os resultados demonstraram que os alunos concordam que o ensino da AH é mais bem compreendido quando associado a métodos de imagens, com a nota 4.9 no Likert. Quanto ao desempenho os grupos apresentaram, nos testes de proficiência, médias de 1,45 (escala de 0 a 10) e desvio padrão (DP) de 0,58 para o grupo-controle e 1,65 com DP de 0,88, para o grupo experimental, revelando baixa proficiência. As intervenções foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes e, ao final das intervenções, o grupo-controle obteve média de 4,17 e DP de 1,69. Já o grupo experimental, por meio da utilização de métodos do diagnóstico por imagem, obteve um melhor desempenho com média de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatísticos demonstram um desempenho, significativamente, melhor do grupo experimental, comparado ao grupo controle ao final do curso de aperfeiçoamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alonso Pires Átila, Universidade Federal do Ceará

Meu e-mail alternativo é alonsoatila01@gmail.com

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

ÁTILA, A. P.; RODRIGUES, M. do S. de S.; ALEXANDRE, J. weliandre C.; ADRIOLA, W. B. Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.770. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/770. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2019-03-19
Accepted 2019-06-07
Published 2019-06-10