Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro

uma revisão sistemática

Autores

  • Vanessa Demarchi Peron
  • Renata Camacho Bezerra
  • Eliane Nascimento Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.756

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Graduação, Desligamento do aluno, Revisão de Literatura, Sistema de Indicadores Educacionais

Resumo

O ensino superior brasileiro apresenta crescente expansão, com novas vagas, novos cursos e fortalecimento das instituições de ensino superior públicas e privadas. A possibilidade de mais acesso deve estar relacionada com a preocupação quanto à manutenção dos alunos até sua efetiva diplomação. A evasão universitária causa impactos negativos tanto para as instituições, como para a sociedade. Neste trabalho propõe-se a realização de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar as abordagens trazidas pelos estudos recentes sobre a evasão no Ensino Superior de universidades brasileiras. A pesquisa aconteceu nas bases Science Direct, Scopus, Educa FCC. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 14 publicações que foram lidas na íntegra para análise. Por meio da revisão identificou-se que muitos autores sistematizam os motivos para a evasão em dimensões, sendo possível perceber quatro grupos principais. Questões relativas: ao aluno; às instituições; à carreira; e processo de estudo-aprendizagem. Os estudos evidenciam a importância do acompanhamento dos indicadores (apresentando algumas ferramentas) e a elaboração de ações de apoio ao aluno, minimizando as desistências - embora não tenha sido identificado nenhum exemplo de programa efetivo nos estudos analisados.

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Publicado

10-06-2019

Como Citar

PERON, V. D.; BEZERRA, R. C.; PEREIRA, E. N. Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.756. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756. Acesso em: 1 maio. 2024.
Received 2019-03-10
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10