Alfabetização científica e tecnológica como Princípio da formação do cidadão

Autores

  • Carlíria Lima Fumeiro IFPI-UNIVATES
  • Samai Serique dos Santos Silveira IFPA/UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins UNIVATES
  • Valdemir José Máximo Omena

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.741

Palavras-chave:

Ciência, Cidadania, Escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação cidadã a partir da abordagem da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Para desenvolver esta pesquisa, partiu-se da compreensão ampliada da ACT, que se constitui um desafio na educação básica, na medida em que a escola precisa superar a formação tradicional e livresca ainda presente nos currículos escolares. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Em revistas digitais especializadas, foram selecionados artigos que tratam sobre a temática em questão. As análises dos artigos coletados indicam que as ações da ACT, aliadas a outras habilidades humanas, poderão contribuir para o desenvolvimento dos discentes, visando sua autonomia e consciência crítica.

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Publicado

10-06-2019

Como Citar

FUMEIRO, C. L.; SILVEIRA, S. S. dos S.; MARTINS, S. N.; OMENA, V. J. M. Alfabetização científica e tecnológica como Princípio da formação do cidadão. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.741. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/741. Acesso em: 18 abr. 2024.
Received 2019-02-21
Accepted 2019-05-16
Published 2019-06-10