O Laboratório Rotacional no Ensino Híbrido: do desafio à realidade educacional da era tecnológica

Autores

  • Carlos Eduardo Pereira Aguiar SEMED-Manaus
  • Roberto Barbosa De Castilho UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.688

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Laboratório rotacional, Recursos tecnológicos

Resumo

Este artigo traz um relato de experiência da aplicação do Ensino Híbrido, através da modalidade Laboratório Rotacional, a estudantes do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede pública de ensino de Manaus, como proposta de trabalho do Projeto Telecentro, que é desenvolvido anualmente pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da SEMED. O estudo teve como objetivo principal demonstrar a importância do ensino híbrido para a promoção da melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, uma aprendizagem significativa pelos discentes, dos conteúdos curriculares das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, que compõem a ADE-Avaliação de Desempenho do Estudante. Para tanto, foi utilizada uma estratégia metodológica que integrou a teoria conceitual dessa modalidade de ensino à prática com o uso de recursos tecnológicos, prospectando a sua aplicabilidade no contexto escolar, através do incremento de um maior repertório de recursos didáticos e variadas abordagens, assim como, a possibilidade de sua realização em diversificados ambientes de ensino e aprendizagem. Dentre os resultados observados, foram relevantes a motivação, o interesse, a interação e uma significante aprendizagem dos discentes, bem como, um significativo sobressalto em suas performances nas avaliações, sinalizando a relevante contribuição dessa metodologia de trabalho para com o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pereira Aguiar, SEMED-Manaus

SEMED-Manaus - Professor de Ciências do Ensino Fundamental II. Instrutor Educacional do Programa de Tutoria Educacional da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério-DDPM

Pós-Graduado em Química Geral - UFLA.

Pós-Graduado em Psicopedagogia - UFRJ.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFAM.

Roberto Barbosa De Castilho, UFRRJ

Departamento de Química.

Referências

AGUIAR, C. E. P.; DE CASTILHO, R. B. Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC, v. 3, n. 6, 2017.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Pântano. 2003.

BACICH, L., TANZI NETO, A., TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.

BACICH, L., MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n.25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educação-hibrida. aspx. Acessado em: 13 de Agosto de 2018.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998.

CASTRO, E. A.; COELHO, V.; SOARES, R.; SOUSA, L. K. S. de; PEQUENO, J. O. M.; MOREIRA, J. R.. Ensino Híbrido: Desafio da contemporaneidade? Periódico Científico Projeção e Docência, v.6. n.2, 2015.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: Uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, 2013. Traduzido por Instituto Península da Fundação Lemann. Disponível em: http://www.christenseninstitute.org. Acessado em: 13 de Agosto de 2018.

DEMO, P. Fundamento sem Fundo. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 2008b.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, Jan/1997.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. p.63.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.

SANCHO, J. M. (org.). Para uma tecnologia educacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.136.

SANTANA, I. L.; COELHO, I. M. Uso de recursos tecnológicos nos Telecentros e a construção de práticas formativas. Revista de Estudos e Pesquisa em Ensino Tecnológico-EDUCITEC, Manaus, v. 04, n. 07, p. 19-33, jun. 2018.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED Manaus. Portal da DAM. Disponível em: <http://www.semed.manaus.gov.br>. Acesso em: 18 jul. 2018.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

AGUIAR, C. E. P.; DE CASTILHO, R. B. O Laboratório Rotacional no Ensino Híbrido: do desafio à realidade educacional da era tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.688. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/688. Acesso em: 26 abr. 2024.
Received 2018-09-13
Accepted 2019-05-06
Published 2019-06-10