O Laboratório Rotacional no Ensino Híbrido: do desafio à realidade educacional da era tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.688Palavras-chave:
Ensino híbrido, Laboratório rotacional, Recursos tecnológicosResumo
Este artigo traz um relato de experiência da aplicação do Ensino Híbrido, através da modalidade Laboratório Rotacional, a estudantes do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede pública de ensino de Manaus, como proposta de trabalho do Projeto Telecentro, que é desenvolvido anualmente pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da SEMED. O estudo teve como objetivo principal demonstrar a importância do ensino híbrido para a promoção da melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, uma aprendizagem significativa pelos discentes, dos conteúdos curriculares das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, que compõem a ADE-Avaliação de Desempenho do Estudante. Para tanto, foi utilizada uma estratégia metodológica que integrou a teoria conceitual dessa modalidade de ensino à prática com o uso de recursos tecnológicos, prospectando a sua aplicabilidade no contexto escolar, através do incremento de um maior repertório de recursos didáticos e variadas abordagens, assim como, a possibilidade de sua realização em diversificados ambientes de ensino e aprendizagem. Dentre os resultados observados, foram relevantes a motivação, o interesse, a interação e uma significante aprendizagem dos discentes, bem como, um significativo sobressalto em suas performances nas avaliações, sinalizando a relevante contribuição dessa metodologia de trabalho para com o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares.
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Accepted 2019-05-06
Published 2019-06-10