O trabalho docente e os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência: um estudo em três escolas públicas da cidade de Manaus

Autores

  • Ketlen Júlia Lima da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Almerinda de Souza Matos Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.72

Palavras-chave:

educação especial, inclusão escolar, docência, deficiência

Resumo

O estudo abarca reflexões sobre a prática docente com estudantes com deficiência e os impasses da inclusão escolar, objetivando compreender como o licenciado em Letras - Língua Portuguesa vem atuando com esses estudantes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFAM sob o CAAE 30934814.4.0000.5020, tendo como universo três escolas públicas estaduais da zona norte da capital amazonense. Os participantes foram três professores, selecionados por amostragem de conveniência, que atuavam ministrando a disciplina de Língua Portuguesa para estudantes com deficiência. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas e um roteiro de observação. Os resultados apontaram lacunas na formação inicial dos professores e ausência de recursos pedagógicos acessíveis para a inclusão escolar desse alunado. O estudo apontou a necessidade de metas e estratégias nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, bem como de investimento na formação continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Ketlen Júlia Lima da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Letras Língua e Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação Especial pela Universidade Federial de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM).

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM)

 

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Publicado

30-05-2016

Como Citar

SILVA, K. J. L. da; VINENTE, S.; MATOS, M. A. de S. O trabalho docente e os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência: um estudo em três escolas públicas da cidade de Manaus. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 03, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i03.72. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/72. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2015-09-26
Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30