O trabalho docente e os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência: um estudo em três escolas públicas da cidade de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.72Palavras-chave:
educação especial, inclusão escolar, docência, deficiênciaResumo
O estudo abarca reflexões sobre a prática docente com estudantes com deficiência e os impasses da inclusão escolar, objetivando compreender como o licenciado em Letras - Língua Portuguesa vem atuando com esses estudantes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFAM sob o CAAE 30934814.4.0000.5020, tendo como universo três escolas públicas estaduais da zona norte da capital amazonense. Os participantes foram três professores, selecionados por amostragem de conveniência, que atuavam ministrando a disciplina de Língua Portuguesa para estudantes com deficiência. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas e um roteiro de observação. Os resultados apontaram lacunas na formação inicial dos professores e ausência de recursos pedagógicos acessíveis para a inclusão escolar desse alunado. O estudo apontou a necessidade de metas e estratégias nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, bem como de investimento na formação continuada dos professores.
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Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30