O biólogo professor e o professor de Biologia: reflexões de licenciandos acerca da profissão e da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.768Palavras-chave:
Formação de Professores, Atitude do Professor, Ciências, Pesquisa QualitativaResumo
O presente estudo buscou caracterizar as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o campo de atuação do biólogo, considerando a legislação pertinente à formação desse profissional. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foi realizada a análise documental acerca do perfil esperado para o egresso desses cursos na legislação e no Projeto Político Pedagógico de um curso ofertado em uma instituição pública de Manaus-AM, lócus da pesquisa. Ademais, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os licenciandos escolhidos aleatoriamente. A análise dos dados evidenciou influências de antigos professores e da família para a escolha do curso, além da falta de clareza quanto as oportunidades profissionais disponíveis. Tais constatações nos mostram a necessidade de maior esclarecimento aos licenciandos quanto ao mercado de trabalho disponível ao egresso, bem como a necessidade de profissionais que se dediquem a pesquisa sobre o Ensino de Biologia, como um caminho para o desenvolvimento profissional do professor.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRÉ, M.. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
AMBROSINI, B. B. Aspectos da construção da identidade docente de professores de Ciências Biológicas atuantes na rede pública estadual do município de Porto Alegre, egressos da UFRGS. 2012, 142fl. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
AYRES, A. C. M. As tensões entre a licenciatura e o Bacharelado: formação dos professores de Biologia como território contestado. In: MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S. & AMORIM, A.C.R de. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EdUFF, 2005. p.182-197.
BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010. 167 p.
BRANDO, F. R.; CALDEIRA, A. M. A. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de licenciatura em Ciências Biológicas. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 1, p. 155-73, 2009.
BRASIL. Casa Civil, 1979. Lei nº 6.684,de 03 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6684.htm>. Acesso: 31/05/2017.
________. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES Nº 1301/2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília/DF: MEC, 2001a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES130 >. Acesso em: 12/05/2017.
________. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/DF: MEC, 2001b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 12 ago.2017.
_________. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:< http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf>. Acesso em: 12 ago.2017.
_________. Ministério da Educação. Resolução nº 2/ 2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília/DF:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015 pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 nov. 2017.
CARVALHO D. P. A nova lei de diretrizes e bases e a formação de professores para a educação básica. Ciência e Educação. V. 5, nº 2, 1998.
CASTRO, S. M. V. de et al. Biólogo ou professor de biologia: um estudo entre estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas. Anais... X Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Curitiba, 2011. Disponível em: <http://WWW.educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6436_3814.pdf >. Acesso em: 8 jun. 2018.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 342 p. (Série Métodos de Pesquisa).
CERQUEIRA, S.V. S; CARDOSO, L. R. Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em Ciências Biológicas. Revista Contexto & Educação, Porto Alegre, v. 25, n. 84, p. 143-160, 2010.
CORRÊA, G. G. Políticas Curriculares na formação inicial do licenciado e do bacharel em Ciências Biológicas. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 1-23, jul./dez. 2012.
DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 34-51, jan./abr., 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, 1996.
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R.; RAMOS, M.G. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar, Curitiba, n. 21, p. 227-241. 2003.
GODERT, L.. A formação do professor de Biologia e o ensino da Evolução Biológica. 2004. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
IZA D.F.V et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br.>. Acesso em: 12 jun, 2017.
JESUS, S.N. Desmotivação e crise de identidade na profissão docente. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.192-202, 2004.
LIMA, M. A. C.; MARTINS, P. L. O. Pesquisa-ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.51-63, set./dez. 2006.
LISITA, V. ROSA; D. LIPOVETSKY, N. Formação de professores e pesquisa: uma relação possível?. In. ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5 ed. Campinas: Papirus, 2006, p. 107- 128.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1 ed. São Paulo: EPU, 2015. 110p.
MACEDO, E. Identidade Profissional e Diretrizes Curriculares de Formação de Professores da Educação Básica. In: VERBENA, M. S. de S. L e SOUSA, L. F. E. C. P. (Orgs). Políticas Educacionais, Práticas Escolares e Alternativas de Inclusão Escolar. Anais... XI ENDIPE/Rio de Janeiro/Ed. DP&A, 2003, p. 39 -89.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; PIETROCOLA, M. Atuação de Professores Formados em Licenciatura Plena em Ciências. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.1, p.175-198, maio. 2011.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n.8, p. 7-22, 2009.
MARCONDES, A. V. N; BRISOLA, E. M. A., Análise por Triangulação de Métodos: um referencial para pesquisas qualitativas, Revista Univap – revista.univap.br São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014.
NÓVOA, A. Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 2007.
OLIVEIRA, I. N. et al. Avaliação das percepções e expectativas de bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, n. 36, jan./abr. 2007. P.167- 180.
OLIVEIRA, T. C, MIRANDA, M. H. G., OLIVEIRA, PARANHOS, R.D, GUIMARAES, S. S. M. A Procura pela Licenciatura em Ciências Biológicas na UFG- Onde estão os candidatos a professores? In: II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID, 2011, Goiânia. Anais do II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID. Goiânia : UFG, 2011. v. 1. p. 77-81.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PESCE, M. K. A formação do professor pesquisador nos cursos de licenciatura: a perspectiva do professor formador e dos licenciandos. 2012, 146 fl. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2012.
PIMENTA, S. G. e ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REIS, P. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, jan./dez. 2008.
ROCHA, L. D. Avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG na perspectiva de seus egressos. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 28, p.76-98, jan/jun. 2013.
SÁ-SILVA, J. R. et al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I, n. I, p.1-15, julho. 2009.
SANDIN ESTEBAN, M.P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
SANTOS, M; TAVARES, D; FREITAS, D. A escolha da profissão professor – Uma história envolvendo o passado. IN: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p.143-155. jan./abr. 2009.
SILVA, I. L. G.; GALIAZZI, M. C. Rodas de pertencimento como proposta de formação de professores, Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 117-125, 2010.
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativa de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: Uneb, 2006.
______________. Pesquisa narrativa, (auto)biografias e história oral: ensino, pesquisa e formação em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 2, p. 13-27. 2010.
TOLENTINO, P. C.; ROSSO, A. J. A identificação profissional de licenciandos em Ciências Biológicas na perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck. MOMENTO, Diálogos em Educação, Blumenau, v. 20, n.2, p: 9-18, 2011.
VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178187, mai.-ago. 2006.
VASCONCELOS, S.D. ; LIMA, K. E. C. O professor de biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 2, p. 323-340, 2010.
VIANNA. D.M. A licenciatura em questão. Ciência e Cultura, v. 40, n.2, p.143-147, 1988.
VIANNA, I. O. A. Metodologia do trabalho científico. Um enfoque didático da produção científica. São Paulo: E.P.U., 2001. 288p.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisado acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D; PEREIRA (Orgs.). Cartografias do trabalho docente : professor (a)-pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 207-236.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-11-01
Published 2019-12-11