Projeto integrador no IFRN: uma análise da política de currículo à luz do projeto político-pedagógico

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza IFRN
  • Luiz Antonio da Silva dos Santos IFRN

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.808

Palavras-chave:

Projeto Político-Pedagógico, Práticas Integradoras, Currículo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender os textos políticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), presentes em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), a partir do referencial teórico-analítico formulado por Stephen Ball e colaboradores, e dos princípios de interdisciplinaridade tratados nos textos que discursam sobre a política de integração curricular por meio do Projeto Integrador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e consolidada por meio de análise documental. A análise do PPP do IFRN evidenciou o cuidado e a preocupação dessa instituição em realizar um processo formativo que respeita a unidade do conhecimento, a organização dos saberes e sua materialização nas práticas integradoras. Entretanto, a análise de conteúdo dos dados presentes no Projeto Político-Pedagógico do IFRN apresenta textos com sentidos híbridos, pois afirma que os Projetos Integradores podem ser desenvolvidos de forma disciplinar ou interdisciplinar. Assim, o discurso divergente adotado no PPP, mostra que ele, como qualquer outro documento, é alvo de interesses, disputas e negociações das comunidades disciplinares. Os sentidos híbridos encontrados expressam essa possível negociação, distanciando-se do que se entende como caráter integrador da proposta.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio da Silva dos Santos, IFRN

Mestre em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA). Professor da rede pública do estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; SANTOS, Luiz Antonio da Silva dos. Projeto integrador no IFRN: uma análise da política de currículo à luz do projeto político-pedagógico. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.808. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/808. Acesso em: 19 fev. 2025.