O uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino técnico: projetos integradores como experiência interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.836Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino por Projetos, InterdisciplinaridadeResumo
O uso de metodologias ativas, tais como a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, tem sido cada vez mais divulgado no Brasil, como ferramenta de uma educação que traga protagonismo aos estudantes. O presente relato tem como objetivo apontar como os Projetos Integradores, que são propostos na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, estão no espírito das metodologias ativas e como eles podem auxiliar no protagonismo dos estudantes. A experiência aqui retratada foi interdisciplinar, reunindo sete disciplinas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Palmas, com o objetivo de possibilitar aos estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica, expressarem através de uma exposição artística seu aprendizado de uma visita técnica. O projeto possibilitou a interface de conhecimentos, condensou avaliações, para socializar com a comunidade interna e externa os conteúdos e experiências da visita técnica. O projeto foi concebido no formato de ABP, tendo o seu início numa provocação aos estudantes na aula de Arte, lançando mão também da Pesquisa e Inovação Responsável, segundo os critérios da Comissão Europeia, como forma de integrar ciência e sociedade. A experiência trouxe como resultados: a otimização de recursos, proporcionando processos e produtos que contribuíram com a formação dos atores envolvidos, no sentido de engajamento na resolução de problemas, maior conhecimento da cultura geral; fomento ao processo de autogestão dos estudantes; aproximação com o setor produtivo local de Arte; e o exercício interdisciplinar que reduziu o stress dos estudantes que cursavam dezenove disciplinas diferentes.
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Accepted 2019-10-18
Published 2019-12-11