Elaboração de mapas temáticos com estudantes do Ensino Médio através do QGIS

Autores

  • Joelia Silva dos Santos IFBA

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.847

Palavras-chave:

Geografia, Mapa, Ensino Médio

Resumo

A leitura e a interpretação de mapas são processos inerentes aos conhecimentos geográficos e aos elementos cartográficos. A relação da Geografia com a Cartografia, no Ensino Médio/Técnico, pode viabilizar o desenvolvimento destas habilidades através da elaboração de mapas por meio de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), estratégia que permite também a integração entre teoria e prática. É nesse sentido que este estudo aborda o processo de elaboração de mapas temáticos através do uso do QGIS, em parceria com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na modalidade Integrado, do curso Técnico em Alimentos e Bebidas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Barreiras, através do desenvolvimento da Prática Profissional Articuladora (PPA). A metodologia utilizada foi a bibliográfica pertinente ao tema, e os procedimentos metodológicos foram: organização do relato do desenvolvimento da PPA, discussão referente à elaboração de mapas temáticos no Ensino Médio, organização e sistematização das técnicas empregadas durante a elaboração dos mapas pelos discentes e seleção e análise dos mapas elaborados durante a PPA sobre a produção agrícola brasileira, biomas e solos. O resultado deste trabalho indica que a utilização do QGIS, com estudantes do Ensino Médio, contribuiu para apropriação dos conhecimentos cartográficos e o fortalecimento da formação técnica, além de ampliar as possibilidades de uma futura atuação profissional no âmbito das geotecnologias.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

DOS SANTOS, J. S. Elaboração de mapas temáticos com estudantes do Ensino Médio através do QGIS. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.847. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/847. Acesso em: 3 dez. 2024.
Received 2019-06-28
Accepted 2019-10-23
Published 2019-12-11