Elaboração de mapas temáticos com estudantes do Ensino Médio através do QGIS

Autores

  • Joelia Silva dos Santos IFBA

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.847

Palavras-chave:

Geografia, Mapa, Ensino Médio

Resumo

A leitura e a interpretação de mapas são processos inerentes aos conhecimentos geográficos e aos elementos cartográficos. A relação da Geografia com a Cartografia, no Ensino Médio/Técnico, pode viabilizar o desenvolvimento destas habilidades através da elaboração de mapas por meio de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), estratégia que permite também a integração entre teoria e prática. É nesse sentido que este estudo aborda o processo de elaboração de mapas temáticos através do uso do QGIS, em parceria com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na modalidade Integrado, do curso Técnico em Alimentos e Bebidas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Barreiras, através do desenvolvimento da Prática Profissional Articuladora (PPA). A metodologia utilizada foi a bibliográfica pertinente ao tema, e os procedimentos metodológicos foram: organização do relato do desenvolvimento da PPA, discussão referente à elaboração de mapas temáticos no Ensino Médio, organização e sistematização das técnicas empregadas durante a elaboração dos mapas pelos discentes e seleção e análise dos mapas elaborados durante a PPA sobre a produção agrícola brasileira, biomas e solos. O resultado deste trabalho indica que a utilização do QGIS, com estudantes do Ensino Médio, contribuiu para apropriação dos conhecimentos cartográficos e o fortalecimento da formação técnica, além de ampliar as possibilidades de uma futura atuação profissional no âmbito das geotecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOSSLE, Renato Cabral. QGIS e geoprocessamento na prática. 2. ed. São José dos Pinhais: Editora Ithala, 2017.

CÂMARA, Gilberto et al. Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica. INPE. BR, Rio de Janeiro, abr. 1996. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/anatomia.pdf>. Acesso em: 21 set. 2019.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. A preensão e compreensão do espaço geográfico. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. (org.). Ensino da geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Medicação, 2000.

ENVIRONMENTAL SYSTEMS RESEARCH INSTITUTE. Shapefile Technical Description. support.esri.com. 1998. Disponível em: <https://www.esri.com/library/whitepapers/pdfs/shapefile.pdf>. Acesso em: 13 set. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sidra /IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/819#resultado>. Acesso em: 15 jun. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. Instrução normativa pedagógica para reformulação curricular dos cursos da educação profissional técnica de nível médio, forma integrada. Salvador: IFBA, CONSUP, 2016. Disponível em: <https://portal.ifba.edu.br/menu-institucional/consup/resolucoes-2016/resol-no-30-2016-anexo.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2019.

LIMA, César Gustavo da Rocha et al. Atributos físico-químicos de um latossolo do cerrado brasileiro e sua relação com características dendrométricas do eucalipto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 34, n. 1, p. 163-173, 2010.

MARTINELLI, Marcello. A sistematização da cartografia temática. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.) Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MIRANDA, Cristiana do Couto; CANELLAS; Luciano Pasqualoto; NASCIMENTO, Marcelo Trindade. Caracterização da matéria orgânica do solo em fragmentos de mata atlântica e em plantios abandonados de eucalipto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 31, n. 5, p. 905-916, 2007.

SAMPAIO, Tony Vinicius Moreira; BRANDALIZE, Maria Cecília Bonato. Cartografia geral digital e temática. Ppggeografia. Primeira Edição. Curitiba PR: Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, 2018. Disponível em: <http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/wp-content/uploads/sites/71/2018/03/cartografia-geral-digital-e-tematica-b.pdf>. Acesso: 21 set. 2019.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: HUCITEC, 1994.

SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.) Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

DOS SANTOS, J. S. Elaboração de mapas temáticos com estudantes do Ensino Médio através do QGIS. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.847. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/847. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2019-06-28
Accepted 2019-10-23
Published 2019-12-11