Quem somos, quantos somos, onde estamos? A política de comunicação como instrumento para integração e consolidação da identidade institucional

Autores

  • Juliana Luiza de Oliveira Canêdo Instituto Federal Goiano
  • Juliana Cristina da Costa Fernandes Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.855

Palavras-chave:

Instituições de Ensino, Identidade, Política da Comunicação

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de problematizar o nível de conhecimento que públicos internos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) têm sobre o local onde trabalham ou estudam. Para tanto serão divulgados dados parciais da pesquisa de mestrado de servidora desta Instituição, realizada com 347 participantes (alunos e servidores) de três unidades. O trabalho é descritivo, com abordagem mista, do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que, embora a maioria da amostra estudada conheça a existência e sigla dos dois institutos federais em Goiás, grande parte desse público desconhece quantos campi a Instituição possui. Tampouco consegue identificar cidades onde a autarquia está instalada. Por fim, as autoras apresentam a política de comunicação como uma proposta integradora para a Instituição e necessária para a consolidação da identidade desta autarquia.

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Biografia do Autor

Juliana Luiza de Oliveira Canêdo, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2005) e especialização em Comunicação e Multimídia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Atualmente é jornalista do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação Social. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.

Juliana Cristina da Costa Fernandes, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (1991) e em Formação de Professores de Disciplinas Especializadas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1998), graduanda em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Paulista. Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e diretora-geral do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri. 

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

DE OLIVEIRA CANÊDO, J. L.; DA COSTA FERNANDES, J. C. Quem somos, quantos somos, onde estamos? A política de comunicação como instrumento para integração e consolidação da identidade institucional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.855. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/855. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2019-07-09
Accepted 2019-11-01
Published 2019-12-11