Diagnóstico e estratégia de prevenção ao uso abusivo de smartphones na escola
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.858Palavras-chave:
Angústia, Orientação Psicossocial, Ensino Profissionalizante, Integração Ensino-AprendizagemResumo
O uso abusivo de smartphones pode resultar no problema da Dependência de Internet (DI), que reduz qualidade de vida das pessoas, prejudica rendimento acadêmico e aumenta evasão escolar. Considerando esta problemática, desenvolvemos coleta de dados e análises do uso abusivo de smartphones em estudantes de cursos técnicos e de tecnologia da educação profissional, considerando os instrumentos Internet Addiction Test (IAT) e MULTICAGE-TIC. Na análise das respostas ao IAT, quase 90% dos estudantes acessam a Internet na escola e mais de 50% afirmaram que o tempo dedicado a estar conectados afeta tarefas e notas acadêmicas. Com base no MULTICAGE-TIC, cerca de 88% dos respondentes gastam um terço ou mais do seu dia acessando a Internet e 72% deles acreditam passar mais tempo do que deveriam acessando por outros interesses que não são a escola. Essas duas análises serviram de suporte para uma contribuição, descrita neste trabalho, para prevenir a DI e/ou auxiliar quem se identifica em situação de dependência. Para tanto, concebemos, desenvolvemos e disponibilizamos uma plataforma web de orientação ao uso de smartphones, com grande possibilidade de ser inserida no universo juvenil e de ser usada pela equipe pedagógica para atividades de conscientização, como encontros pedagógicos, formação de professores e sensibilização da comunidade em geral. Inicialmente, divulgaremos às pessoas em geral e mais diretamente aos estudantes identificados como afetados pelo uso abusivo de smartphones. Como trabalhos futuros, propomos executar ações de intervenção, como palestras, exposições dialogadas e encontros terapêuticos em grupo, para prevenir e tratar a DI.
Downloads
Métricas
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed). Washington, DC, 2013.
ALONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v.4, n. 2, p. 169-184, 2002. Disponível em: www.ip.pbh.gov.br/ANO4_N2_PDF/ip0402afonso.pdf. Acesso em: 11/07/2019.
ANAYA, G. A. G. Uso abusivo de Internet y Calidad de Vida en Universitarios de una Institución Privada Confesional De Medellín, Colombia, 2017: Tesis Presentada para optar el grado académico de Maestro en Ciencias de la Familia con Mención en Terapia familiar. LIMA, Perú: Universidad Peruana Unión, 2017. 97 p.
BESERRA, G. D. L. et al. Atividade de vida “comunicar” e uso de redes sociais sob a perspectiva de adolescentes. Cogitare Enferm., FORTALEZA, v. 21, n. 1, p. 01-09, jan./mar. 2016.
BISPO, A. et al. Uma Análise da Dependência de Internet em Alunos da Educação Profissional baseada no Internet Addiction Test (IAT), III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, Campina Grande, Paraíba, 2018a.
________________. Uma Análise do Uso abusivo de Internet em Estudantes Usando o Método MULTICAGE-TIC, V Congresso Nacional de Educação, Recife, Pernambuco, 2018b.
BORGES, L.; PIGNATARO, T. Nomofobia: uma síndrome no século XXI. Interface, v. 13, n.1, p. 119-132, 2016.
CHA, S.; SEO, B. Smartphone use and smartphone addiction in middle school students in Korea: Prevalence, social networking service, and game use. Health psychology open, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2018.
CISCO, S. J. Cisco visual networking index: Global mobile data traffic forecast update, 2016-2021. Cisco Public Information (2013), 2013.
CONTI, M. A. et al. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna de uma versão em português do Internet Addiction Test (IAT). Rev Psiq Clín., Brasil, v. 39, n. 3, p. 106-110, 2012.
COOL, C. Psicología de la educacióny prácticas educativas mediadas por las tecnologías de la información y la comunicación. Una mirada constructivista. Sintectica. México, n.25, p. 1-24, 2004.
DIAS, A. C. G. et al. Padrões de Uso e Motivos para Envolvimento em Redes Sociais Virtuais na Adolescência. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 18, n. 1, p. 13-23. Jan/abr. 2014.
ESCURRA MAYAUTE, M.; SALAS BLAS, E. Construcción y validación del cuestionario de adicción a redes sociales (ARS). LIBERABIT, Lima (Perú), v. 20, n. 1, 2014.
FRANÇA, F.G.; BRITTO, F.G.; SANTOS, R.M. a tecnologia como fator primordial no desenvolvimento do estresse nos adolescentes: estudo de caso no senai vicente de carvalho. XI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. CNEG & INOVARSE. Rio de janeiro, RJ, [s.n.], 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, F. et al. Nuevas tecnologías - ¿Nuevas patologías? El smartphone y el fear of missing out. ALOMA, Barcelona, v. 33, n. 2, p. 77-83, 2015.
HUERTAS LISETH, F.; ROJAS ACERO, T. Zombies del siglo XXI, autoestima y autoconcepto en relación al uso excesivo del célular. Bogotá: 2015. p. 16. Disponível em: http://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/348. Acesso em: 10 jul. 2019.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Natal, 2012.
LACONI, S. et al. Cross-cultural study of Problematic Internet Use in nine European countries. Computers in Human Behavior, v. 84, p. 430-440, 2018.
MATOZA-BÁEZ, C. M.; CARBALLO-RAMÍREZ, M. S. Nivel de Nomofobia em Estudiantes de Medicina de Paraguay, Año 2015. Ciencia e Investigación Medico Estudiantil Latinoamericana, v. 21, n. 1, 2016.
MÉNDEZ-GAGO, S. et al. Uso y abuso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación por adolescentes: UN ESTUDIO REPRESENTATIVO DE LA CIUDAD DE MADRID. MADRID, España: UNIVERSIDAD CAMILO JOSÉ CELA DE MADRID, 2018. 68 p.
MONSERRAT, Q. A. C. Enfermo por El CElular. CUIDARTE, México, v. 5, n. 10, p. 44-53, 2016.
MOROMIZATO, M. S. et al. O uso de Internet e redes Sociais e a relação com Indícios de ansiedade e Depressão em Estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, ARACAJU, v. 41, n. 4, p. 497-504, 2017.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2a ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
ORELLANO, Carlos. Conductas probablemente patológicas asociadas al uso de teléfonos celulares e Internet. Revista de Neuro-Psiquiatría, Perú, v. 79, n. 3, p. 192-193, 2016.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PÉREZ, E. J. P. et al. Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC): abuso de Internet, videojuegos, teléfonos móviles, mensajería instantánea y redes sociales mediante el MULTICAGE-TIC. Adicciones, v. 30, n. 1, p. 19-32, 2017.
PICON, F. et al. Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia. Revista Brasileira de Psiquiatria, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 185-186, 2015.
POVEDA CRIADO, M. A.; THOUS TUSET, M. C. Mundos virtuales y avatares como nuevas formas educativas. Historia y Comunicación Social. Espanha, v. 18, nº especial novembro, p. 469-479, 2013.
PUJOL, C. C. et al. Dependência de Internet: perspectivas em terapia cognitivo comportamental. Rev Bras Psiquiatr., v. 31, n. 2, p. 185-186, 2009.
RIAL, Antonio et al. Actitudes, percepciones y uso de Internet y las redes sociales entre los adolescentes de la comunidad gallega (España). Anales de Psicología, Santiago, v. 30, n. 2, p. 642-655, Jan. 2014.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, S. Quase três quartos dos jovens têm sinais de dependência da Internet. Público, Portugal, Informação Geral, p. 08-09, 2014.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2007.
SOUZA, J. A nova era digital e as performances do corpo. ARTEFACTUM, Brasil, v. 8, n. 1, p. 1-7, jan. 2014.
SPRITZER, D. T. et al. Dependência de Tecnologia: Avaliação e Diagnóstico. Revista debates em psiquiatria - Jan/Fev 2016.
STERNBERG, R. Psicología Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
TERROSO, L. B.; ARGIMON, I. I. L. Dependência de internet e habilidades sociais em adolescentes. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 16, n. 1, p. 200-219, 2016.
VAHEDI, Z; SAIPHOO, A. The association between smartphone use, stress, and anxiety: A meta‐analytic review. Stress and Health, v. 34, n. 3, p. 347-358, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-10-14
Published 2019-12-11