Diagnóstico e estratégia de prevenção ao uso abusivo de smartphones na escola

Autores

  • Helber Wagner da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Nivia De Araújo Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Aline da Silva Bispo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Keila Cruz Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.858

Palavras-chave:

Angústia, Orientação Psicossocial, Ensino Profissionalizante, Integração Ensino-Aprendizagem

Resumo

O uso abusivo de smartphones pode resultar no problema da Dependência de Internet (DI), que reduz qualidade de vida das pessoas, prejudica rendimento acadêmico e aumenta evasão escolar. Considerando esta problemática, desenvolvemos coleta de dados e análises do uso abusivo de smartphones em estudantes de cursos técnicos e de tecnologia da educação profissional, considerando os instrumentos Internet Addiction Test (IAT) e MULTICAGE-TIC. Na análise das respostas ao IAT, quase 90% dos estudantes acessam a Internet na escola e mais de 50% afirmaram que o tempo dedicado a estar conectados afeta tarefas e notas acadêmicas. Com base no MULTICAGE-TIC, cerca de 88% dos respondentes gastam um terço ou mais do seu dia acessando a Internet e 72% deles acreditam passar mais tempo do que deveriam acessando por outros interesses que não são a escola. Essas duas análises serviram de suporte para uma contribuição, descrita neste trabalho, para prevenir a DI e/ou auxiliar quem se identifica em situação de dependência. Para tanto, concebemos, desenvolvemos e disponibilizamos uma plataforma web de orientação ao uso de smartphones, com grande possibilidade de ser inserida no universo juvenil e de ser usada pela equipe pedagógica para atividades de conscientização, como encontros pedagógicos, formação de professores e sensibilização da comunidade em geral. Inicialmente, divulgaremos às pessoas em geral e mais diretamente aos estudantes identificados como afetados pelo uso abusivo de smartphones. Como trabalhos futuros, propomos executar ações de intervenção, como palestras, exposições dialogadas e encontros terapêuticos em grupo, para prevenir e tratar a DI.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

DA SILVA, H. W.; DE ARAÚJO LOPES, N.; DA SILVA BISPO, A.; CRUZ MOREIRA, K. Diagnóstico e estratégia de prevenção ao uso abusivo de smartphones na escola. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.858. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/858. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2019-07-15
Accepted 2019-10-14
Published 2019-12-11