Avaliação qualitativa e quantitativa do uso do jogo da memória no ensino de tabela periódica

Autores

  • Luciene Santos Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Camaçari
  • Lucas Guimarães de Azevedo
  • Ana Paula Miranda Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.867

Palavras-chave:

Jogos Pedagógicos, Ensino de Ciências, Química

Resumo

A diversificação nas estratégias de ensino é um aspecto essencial para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, os jogos didáticos são uma alternativa viável ao ensino de Química, já que surgem como uma proposta prazerosa e dinâmica de apresentar o conteúdo aos alunos ou revisá-lo. Este trabalho descreve uma investigação situada em sala de aula, relacionada ao ensino de Química, cujo objetivo foi avaliar qualitativa e quantitativamente a aplicação e a contribuição de um jogo da memória para a aprendizagem do conteúdo “Tabela Periódica” por estudantes do Ensino Médio. Foram aplicadas algumas atividades, em forma de questionários, durante a etapa de coleta de dados, como pré- e pós-teste, além de um teste de retenção, a fim de verificar a eficácia da estratégia de ensino empregada. Os resultados evidenciaram que, após as aulas expositivas sobre os conteúdos e a utilização do jogo da memória, mais alunos conseguiram aprender a simbologia dos elementos químicos.

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

CARVALHO, L. S.; GUIMARÃES DE AZEVEDO, L.; MIRANDA GUIMARÃES, A. P. Avaliação qualitativa e quantitativa do uso do jogo da memória no ensino de tabela periódica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e086720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.867. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/867. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2019-07-20
Accepted 2020-04-16
Published 2020-06-05