Metodologia de criação de um banco de dados linguísticos
desafios e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.905Palavras-chave:
Ensino, Banco de Dados, Língua Portuguesa, Variedade LinguísticaResumo
Este artigo apresenta questões teórico-metodológicas relacionadas à criação de um Banco de Dados Linguísticos, composto por amostras da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, localizada no Acre e discute os principais desafios encontrados e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia de coleta e organização desse Banco de Dados ancora-se nos pressupostos teóricos dos padrõesociolinguísticos, nos fundamentos empíricos da Teoria da Variação e Mudança Linguística e na metodologia de coleta e manipulação de dados em sociolinguística. A implementação da proposta envolve o uso de softwares que podem ser utilizados no âmbito educativo. Os resultados evidenciam contribuições do uso dessa amostra para a criação de propostas de ensino, com foco na língua em uso, identificação dos fatores socioculturais que influenciam o surgimento e permanência da variação linguística e realização de pesquisas no âmbito das línguas naturais.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ARAÚJO, S. S. F.; ALMEIDA, N. L. F. O projeto a língua portuguesa no semiárido baiano – fase 3: critérios de constituição e da amostragem do banco de dados. In: FREITAG, R. M. K. Metodologia de coleta e manipulação de dados em sociolinguística. São Paulo: Blucher, p. 27-47, 2014.
BARROS, E. C.; VALENTIM, M. C.; MELO, M. A. A. O debate sobre o mestrado profissional na Capes: trajetória e definições. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 2, n. 4, p. 124-138, 2005. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/84/80>. Acesso em: 7 mar. 2020.
BRITO, V. E.; MATTOS M. J.; PISCIOTTA, H. PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte e Ciência, 2003.
CALLIAN, G. R.; BOTELHO, L. S. A análise linguística e o ensino de língua portuguesa: em busca do desenvolvimento da competência comunicativa. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, 16, p. 1-21, 2014. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/NDk4.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.
COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Metodologia de coleta de dados: uma proposta de protocolo para compilação de bancos de dados linguísticos. In: SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de et al. Formação de professores e recursos e estratégias de ensino. Curitiba: Appris, 2018
FREITAG, R. M. K.; MARTINS, M. A.; TAVARES, M. A. Bancos de dados sociolinguísticos do português brasileiro e os estudos de terceira onda: potencialidades e limitações. Alfa: Revista de Linguística, 56(3), 2012.
FREITAG, R. M. K. 2015. Desafios teóricos-metodológicos da sociolinguística variacionista. In: PARREIRA, Maria Cristina et al. Pesquisas em Linguística no século XXI: perspectivas e desafios teóricos-metodológicos. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 29-43, 2015. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-trilhas-linguisticas-n27.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.
FREITAG, R. M. K. (Org). Metodologia de coleta em manipulação de dados em sociolinguística. São Paulo: Blucher, 2014.
GÖRSKI, E. M.; COELHO, I. L. Variação linguística e ensino de gramática. Working papers em Linguística, 10(1), 73-91, 2009.
LABOV, W. 2008. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 392 p.
MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. Editora Contexto, 2003.
MONGUILHOTT, I. O. S. et al. Metodologia de dados em escolas da rede pública e privada de ensino de Florianópolis. In: FREITAG, R. M. K.; SEVERO, C. G.; GÖRSKI, E. M. Sociolinguística e política linguística: olhares contemporâneos. São Paulo: Blucher, p. 113-136, 2016.
OLIVEIRA Jr, M. Aspectos técnicos na coleta de dados linguísticos orais. In: FREITAG, R. M. K. (Org.), Metodologia de coleta e manipulação de dados em sociolinguística. São Paulo: Blucher, p. 20-26, 2014.
PEREIRA, B. G.; SILVA, J.; SILVA, J. B. M. Como trabalhar variação linguística e gramática em sala de aula: uma reflexão. Revista Ribanceira, v.1(1), p. 107-119, 2013.
SIMÕES, D.; MELO, E. M. A relevância dos Bancos de Dados para o ensino da Língua Portuguesa. Revista Prolíngua, 2(2), p. 12-24, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/viewFile/13396/7604. Acesso em: 05 mar. 2020.
TAVARES, M. A.; MARTINS, M. A. O banco de dados fala-natal: uma agenda de trabalho. In: FREITAG, R. M. K. (Org.), Metodologia de coleta e manipulação de dados em sociolinguística. São Paulo: Blucher, p. 71-78, 2014.
VITÓRIO, E. G. S.; LIMA A. A língua falada em alagoas: coleta e transcrição dos dados. In. FREITAG, R. M. (Org.). Metodologia de coleta e manipulação de dados em sociolinguística. São Paulo: Blucher, p. 49-60, 2014.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2020-04-15
Published 2020-06-10