Metodologia de criação de um banco de dados linguísticos

desafios e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Raimundo Gouveia da Silva IFAC
  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.905

Palavras-chave:

Ensino, Banco de Dados, Língua Portuguesa, Variedade Linguística

Resumo

Este artigo apresenta questões teórico-metodológicas relacionadas à criação de um Banco de Dados Linguísticos, composto por amostras da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, localizada no Acre e discute os principais desafios encontrados e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia de coleta e organização desse Banco de Dados ancora-se nos pressupostos teóricos dos padrõesociolinguísticos, nos fundamentos empíricos da Teoria da Variação e Mudança Linguística e na metodologia de coleta e manipulação de dados em sociolinguística. A implementação da proposta envolve o uso de softwares que podem ser utilizados no âmbito educativo. Os resultados evidenciam contribuições do uso dessa amostra para a criação de propostas de ensino, com foco na língua em uso, identificação dos fatores socioculturais que influenciam o surgimento e permanência da variação linguística e realização de pesquisas no âmbito das línguas naturais.

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Publicado

10-06-2020

Como Citar

DA SILVA, R. G.; COELHO, I. M. W. da S. Metodologia de criação de um banco de dados linguísticos : desafios e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e090520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.905. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/905. Acesso em: 23 abr. 2024.
Received 2019-08-27
Accepted 2020-04-15
Published 2020-06-10