Habilidades tecnológicas de professores de Química em desenvolvimento profissional: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.915Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Formação Docente, Química e Aperfeiçoamento ProfissionalResumo
A partir de dados que fazem parte de um estudo longitudinal em desenvolvimento, este trabalho apresenta uma análise sobre habilidades, principalmente no âmbito das tecnologias, de professores de Química do Rio Grande do Sul, que estão em processo formal de desenvolvimento através do Mestrado Profissional de Química em Rede Nacional (PROFQUI), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para esta investigação foi realizado um levantamento quali-quantitativo através de questionário aplicado aos alunos regularmente matriculados que se voluntariaram para participar do levantamento para, além de caracterizá-los, identificar os níveis de diferentes habilidades através de uma relação de comportamentos e ações, com escala de opinião de cinco níveis. Os resultados obtidos apontam para professores em processos de evolução profissional que necessitam de desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas, cognitivas e sociais, as quais podem ser aprimoradas com as propostas do PROFQUI. Em um ambiente de trocas de experiências e construções de conhecimento, o PROFQUI favorece naturalmente não apenas o desenvolvimento do indivíduo adaptado a uma nova e mutável sociedade, mas também o desenvolvimento de um profissional da educação contemporânea com as habilidades necessárias à melhor atuação. Assim, os caminhos promissores são discutidos ao final do texto.
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Accepted 2019-12-09
Published 2019-12-11