Habilidades tecnológicas de professores de Química em desenvolvimento profissional: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI

Autores

  • Glaucia Ribeiro Gonzaga Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Costa de Paiva Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.915

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Formação Docente, Química e Aperfeiçoamento Profissional

Resumo

A partir de dados que fazem parte de um estudo longitudinal em desenvolvimento, este trabalho apresenta uma análise sobre habilidades, principalmente no âmbito das tecnologias, de professores de Química do Rio Grande do Sul, que estão em processo formal de desenvolvimento através do Mestrado Profissional de Química em Rede Nacional (PROFQUI), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para esta investigação foi realizado um levantamento quali-quantitativo através de questionário aplicado aos alunos regularmente matriculados que se voluntariaram para participar do levantamento para, além de caracterizá-los, identificar os níveis de diferentes habilidades através de uma relação de comportamentos e ações, com escala de opinião de cinco níveis. Os resultados obtidos apontam para professores em processos de evolução profissional que necessitam de desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas, cognitivas e sociais, as quais podem ser aprimoradas com as propostas do PROFQUI. Em um ambiente de trocas de experiências e construções de conhecimento, o PROFQUI favorece naturalmente não apenas o desenvolvimento do indivíduo adaptado a uma nova e mutável sociedade, mas também o desenvolvimento de um profissional da educação contemporânea com as habilidades necessárias à melhor atuação. Assim, os caminhos promissores são discutidos ao final do texto.

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Biografia do Autor

Glaucia Ribeiro Gonzaga, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Licenciatura em Química (2007, UENF), mestrado em Ciências Naturais subárea Química e Física do Meio Ambiente (2009, UENF). Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Saúde e da Vida (UFRGS). Professora Adjunta I da Universidade Federal Fluminense. Atuou como vice-coordenadora do curso de Ciências Naturais - Licenciatura - (2014-2018) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES); colaboradora no Subprojeto PIBID "Ciências Naturais - Pádua" (2014-2017); professora pesquisadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores (2015-2018). Desenvolve pesquisa sobre (I) Atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, (II) Experimentação no ensino de Ciências/Química, (III) Formação de professores, (IV) Informática educativa e mídias na educação, (V) Tecnologia Assistiva e ensino de surdos, (VI) Divulgação e popularização das Ciências. Também trabalha com (a) poluição ambiental, (b) análise de compostos potencialmente tóxicos e persistentes, (c) análise de compostos emergentes interferentes endócrinos em água de abastecimento, (c) Química do solo e da água, (d) Ensino de Química, (e) Desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem, (f) Formação continuada presencial e a distância de professores. Uma dos líderes do grupo de pesquisa ENCINA (Ensino de Ciências Naturais), professora pesquisadora no grupo de pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição).

Daniel Costa de Paiva, Universidade Federal Fluminense

Educador Certificado e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Pesquisador Multidisciplinar; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ). A formação inclui diversos cursos de curta duração e participação em eventos, além de bacharelado em Ciência da Computação (1999 - 2003); Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS, São Leopoldo, RS; 2004 - 2006), com bolsa HP (Hewlett Packard) e dissertação intitulada Modelagem e Simulação de Multidões Humanas em Situações da Vida Cotidiana usando Ontologias; Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP, São Paulo, SP; 2006 - 2011), com bolsa FAPESP e tese intitulada Modelagem e Simulação de Agentes com Aspectos Cognitivos para Avaliação de Comportamento Social. Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil. Entre os prêmios que ganhou estão Melhor Trabalho, Menção Honrosa no NeuroEdu (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2017), também Honra ao Mérito (NeuroEdu, 2019, Top10, TOP4 - Melhores palestras do Congresso Nacional de Tecnologias na Educação (Conatedu, 2015), Comenda Armínio João Von Hohendorff (Capítulo São Leopoldo, 2005), Melhor filme na categoria Técnica da Mostra de vídeos (SIBGRAPI, 2004). Membro do COGNITIO - USP (2006 - 2011); da SBCC; da SBNEC; da SBPC; da SBC; da SBPJOR. Colunista do Blog Tutores e no site ItaocaraRJ.

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e, desde janeiro de 2019, é coordenador dos cursos de química da UFRGS. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

GONZAGA, G. R.; PAIVA, D. C. de; EICHLER, M. L. Habilidades tecnológicas de professores de Química em desenvolvimento profissional: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.915. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/915. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2019-09-03
Accepted 2019-12-09
Published 2019-12-11