O currículo real do programa de pós-graduação em docência para Educação Profissional do IFMS na perspectiva do estudante

Autores

  • Azenaide Abreu Soares-Vieira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ângela Alves Souza
  • Rodrigo Santolini Soares

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.918

Palavras-chave:

Currículo, Formação de Professores, Metodologia Inovadora, Educação Profissional

Resumo

O presente texto realiza a descrição das abordagens do currículo real do Programa de Pós-Graduação (lato sensu) em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina a estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2017. Apresenta-se, também, os aspectos positivos e aspectos a serem melhorados em cada arranjo pedagógico na perspectiva dos estudantes envolvidos, na maioria professores em formação continuada. A pesquisa embasa-se nos conceitos de currículo, teorias, níveis e abordagens curriculares. Foram analisados questionários respondidos pelos participantes ao término de cada módulo do curso, planos de aula e diário de bordo. Como resultado, os aspectos positivos foram: experiência de métodos ativos, trabalhos colaborativos e integração de conteúdos disciplinares. Já os aspectos que precisam ser melhorados na visão dos estudantes são: alinhamento na abordagem de ensino, diálogo com os estudantes, adoção da modalidade híbrida (atividades online e presencial), reorganização das disciplinas de forma a permitir que a disciplina Pesquisa em Educação seja abordada desde o início do curso, maior utilização de recursos tecnológicos. Quanto às abordagens, percebe-se que no âmbito do currículo real os estudantes experienciaram a organização multidisciplinar e pluridisciplinar no primeiro módulo do curso; a multidisciplinaridade e transdisciplinaridade no segundo módulo; e no terceiro, a organização interdisciplinar e transdisciplinar, o que concede à trajetória caráter inovador.

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Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares-Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras (FIFASUL, 1998); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); doutorado Sanduíche (University of Bedfordshire, Inglaterra, 2012); Pós-doutorado (UFMG, 2014); Programa VET III - Professores para o Futuro (HAMK, 2016) Programa Finnish Training the Trainers FiTT (2017) Atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina e no Mestrado ProfEPT da Rede Federal. Tem experiência na área de Educação e Linguística Aplicada. Como pesquisadora, atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para Educação Profissional, Tecnologias Educacionais e Linguagens e Currículo. Atualmente, é coordenadora do Programa pós-graduação (lato sensu) em Docência para a EPTT IFMS, Campus Nova Andradina e é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT).

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

SOARES-VIEIRA, A. A.; ALVES SOUZA, Ângela; SANTOLINI SOARES, R. O currículo real do programa de pós-graduação em docência para Educação Profissional do IFMS na perspectiva do estudante . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.918. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/918. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2019-09-05
Accepted 2019-11-25
Published 2019-12-11