Desenvolvimento de projetos educacionais por futuros docentes de computação por meio de um AVA offline
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.948Palavras-chave:
Ambiente Virtual, Formação de Professores, Projetos EducacionaisResumo
A falta de acesso e o elevado custo de infraestrutura para o uso de tecnologias digitais, em instituições na zona rural do Brasil, dificulta a adoção de novas metodologias e práticas pedagógicas por parte de professores. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sem comunicação com a Internet, como o principal meio de interação para o planejamento de novas práticas pedagógicas por futuros docentes de computação. Foi feita uma intervenção pedagógica, realizada durante 10 encontros, com 17 alunos da disciplina Tecnologias de Ensino a Distância, do 3° período do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – campus Dianópolis. Para tanto, utilizou-se um ambiente virtual, na plataforma Moodle, para ser o espaço de convergência onde os aportes teóricos e ferramentas digitais estariam disponíveis aos licenciandos em computação. Já os métodos utilizados para a coleta dos dados da pesquisa foram a observação e a análise das produções. Diante desse cenário, foi possível identificar as principais vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais utilizadas e os desafios que os alunos tiveram no decorrer da intervenção pedagógica. Além disso, percebeu-se a evolução dos futuros professores de computação por meio da construção dos seus projetos educacionais, que alinharam assuntos de áreas curriculares distintas com tecnologias digitais, como GeoGebra, Simuladores do PhET, wiki e Fritzing, além de um jogo digital.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; MORAN, José Manuel (org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília, DF: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005, p. 38-45. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/iniciaissf.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vânia Ribas; BATISTA, Cláudia; VANZIN, Tarcísio (org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, p. 74-97. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/gamificacao-na-educacao. Acesso em: 3 jul. 2020.
COUTINHO, Mariana de Souza; FARBIARZ, Alexandre. Redes sociais e educação: uma visão sobre os nativos e imigrantes digitais e o uso de sites colaborativos em processos pedagógicos. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, 3., 2010, Recife, PE. Anais eletrônicos [...], 2010, p.1-9. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Mariana-Souza-Coutinho&Alexandre%20Farbiarz.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
LIMA, Patricia Rosa Traple. Novas tecnologias da informação e comunicação na educação e a formação dos professores nos cursos de licenciatura do Estado de Santa Catarina. 2001.
Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/ xmlui/handle/123456789/80007. Acesso em: 3 jul. 2020.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Pedagógica e Universitária, 2013.
MENEZES, Douglas Carvalho de. Desenvolvimento da cultura digital na formação inicial do professor de matemática. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13962/1/ DesenvolvimentoCulturaDigital.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
MORAN, José Manuel. Integrar as tecnologias de forma inovadora. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 36-46.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2013.
PADILHA, Teresinha Aparecida Faccio; BRANCHIER, Henrique Scalcon. A trigonometria no triângulo retângulo por meio de recursos tecnológicos. In: DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha (org.). Aproximando a Matemática e a Física por meio de recursos tecnológicos: Ensino Médio. 1. ed. Lajeado, RS: Univates, 2016. p. 27-50. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/191/pdf_191.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: três conjuntos de questões. In: PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais as competências. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 11-22.
PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: perspectivas para a formação inicial de professores. In: PONTE, João Pedro da. (org.). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Porto: Porto Editora, 2002. p. 19-26. (Cadernos de Formação de Professores, n. 4). Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, Lincoln, v. 9. n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/ Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2020.
QUARTIERI, Marli Teresinha; NEVES, Fernanda; WEIMER, Rafael Diogo. Atividades elaboradas por professores participantes de um curso de formação com foco no uso de recursos tecnológicos. In: DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha (org.). Aproximando a Matemática e a Física por meio de recursos tecnológicos: Ensino Médio. 1. ed. Lajeado, RS: Univates, 2016. p. 97-115. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/191/pdf_191.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
REIS, Valdeci; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. De iniciantes a vanguardistas: o uso de tecnologias digitais por jovens professores. Revista HOLOS, Natal, RN, v. 1, p. 297-316, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/holos. 2018.4867. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/ article/view/4867. Acesso em: 3 jul. 2020.
SILVA, Fátima; MIRANDA, Guilhermina Lobato. Formação inicial de professores e tecnologias. In: CANDIDO, Paulo Dias; FREITAS, Varela (org.). CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 4., 2005, Braga, Portugal. Anais [...]. Braga, Portugal: Centro de Competências Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho, 2005. p. 592-606. Disponível em: https://www.nonio.uminho.pt/challenges/ download/atas-challenges-2005/. Acesso em: 3 jul. 2020.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução: Karla Reis. Porto Alegre, RS: Penso Editora, 2011.
TEIXEIRA, Lucicleide Carlos; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Ambiente virtual de aprendizagem (WIKI) no ensino de genética no Ensino Médio. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas – Univates. 2015. Disponível em: https://www.univates.br/ppgece/media/pdf/ 2015/ambiente_virtual_de_aprendizagem_wiki_no_ensino_de__genetica_no_ensino_medio.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; MORAN, José Manuel (org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília, DF: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005, p.22-31.
VIANNA, Ysmar et al. Gamification, Inc: recreating companies through games. Tradução: Gláucia Machado. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Tecnologia, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2020-08-17
Published 2020-08-21