Desenvolvimento de projetos educacionais por futuros docentes de computação por meio de um AVA offline

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.948

Palavras-chave:

Ambiente Virtual, Formação de Professores, Projetos Educacionais

Resumo

A falta de acesso e o elevado custo de infraestrutura para o uso de tecnologias digitais, em instituições na zona rural do Brasil, dificulta a adoção de novas metodologias e práticas pedagógicas por parte de professores. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sem comunicação com a Internet, como o principal meio de interação para o planejamento de novas práticas pedagógicas por futuros docentes de computação. Foi feita uma intervenção pedagógica, realizada durante 10 encontros, com 17 alunos da disciplina Tecnologias de Ensino a Distância, do 3° período do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – campus Dianópolis. Para tanto, utilizou-se um ambiente virtual, na plataforma Moodle, para ser o espaço de convergência onde os aportes teóricos e ferramentas digitais estariam disponíveis aos licenciandos em computação. Já os métodos utilizados para a coleta dos dados da pesquisa foram a observação e a análise das produções. Diante desse cenário, foi possível identificar as principais vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais utilizadas e os desafios que os alunos tiveram no decorrer da intervenção pedagógica. Além disso, percebeu-se a evolução dos futuros professores de computação por meio da construção dos seus projetos educacionais, que alinharam assuntos de áreas curriculares distintas com tecnologias digitais, como GeoGebra, Simuladores do PhET, wiki e Fritzing, além de um jogo digital.

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Biografia do Autor

Robert Mady Nunes, Mestre em Ensino de Ciências Exatas, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Ensino de Ciências Exatas e Professor EBTT do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Miriam Ines Marchi, Doutora em Química (UFSM), Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Química e Professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

NUNES, R. M.; MARCHI, M. I. Desenvolvimento de projetos educacionais por futuros docentes de computação por meio de um AVA offline. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e094820, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.948. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/948. Acesso em: 7 out. 2024.
Received 2019-10-28
Accepted 2020-08-17
Published 2020-08-21