Futsal químico
eletroquímica em uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de Química e Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.949Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Eletroquímica, Ensino de Química, ContextualizaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação da interdisciplinaridade e da contextualização dentro das disciplinas de Química e Educação Física, no conteúdo de eletroquímica. A atividade ocorreu em uma turma do segundo ano do ensino médio regular, em uma escola pública na cidade de Coari-Amazonas, Brasil. O método utilizado apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando cinco etapas distintas: questionário inicial, aula teórica, aula experimental, atividade lúdica interdisciplinar e questionário final. Utilizou-se a contextualização, a partir de materiais alternativos e a aplicação de um jogo denominado “Futsal das ligações químicas”, como uma ferramenta facilitadora para o ensino-aprendizagem. Por meio desta sequência metodológica, os alunos conseguiram aprender de forma significativa e prazerosa a aplicação do conteúdo de eletroquímica, e ainda puderam desenvolver a resistência física no esporte. Em acréscimo, os discentes puderam aproximar o conhecimento acerca dos conteúdos teóricos da prática, facilitando a compreensão e o entendimento da aplicação dos conteúdos de Química no cotidiano.
Downloads
Referências
AUWERTER, A.; BARBOZA, L. M. V. Experimentação no Ensino de Química: Tratamento de Efluentes por Eletrólise. In: Ricardo Hasper, Denise do Rocio Nascimento, Stella Maris Oliveira Ludwig. (Org.). Cadernos PDE. 1ed.Curitiba: Paraná. Secretaria de Estado da Educação, v. 1, p.1-16, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para Ensino Médio, v.2, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.
DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. v. 1, n. 4, p.107-112, 2004.
DIAS, J. H. R.; LIMA, M. S.; FARIA, M. J. C.; COSTA, D. R. M. A utilização de materiais alternativos no ensino de Química: um estudo de caso na E.E.E.M. Liberdade do município de Marabá - Pará. In: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Águas de Lindóia – SP, Anais eletrônico. Águas de Lindóia, 2013.
FAZENDA, I. C. A. F. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Editora Paulus, 2003.
FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 2ª Edição. Campinas: Editora Papirus, 2003.
FILHO, O. R.; ZANOTELLO, M. A Ludicidade na Construção do conhecimento em aulas de Ciências nas séries Iniciais da Educação Básica, São Paulo, 2018.
LOBATO, A. C. A abordagem do efeito estufa nos livros de química: uma análise crítica. Monografia de especialização. Belo Horizonte, 2007, CECIERJ.
LOCATELLI, C. W.; LIMA, E. C. C.; ALTARUGIO, M. H. Saberes de futuras pedagogas sobre a ludicidade na educação infantil. Revista Ciência e Educação, v.36, n.1, p.73-95, 2016.
MARTINS, A. L. S. Uma Proposta para o Ensino de eletrólise na Educação Básica, Cuiabá, 2017.
NUNES, A. S. ; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de Ensino Fundamental e Médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.
NUNES, A. E. C.; YAMAGUCHI, K. K. L. Dificuldade em Química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, v.1, n.2, p. 172-182, 2019.
PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. v.17, n.2, 2005.
PEREIRA, C. A. L. Educação Física e Matemática: Uma proposta de interdisciplinaridade. Salvador, 2012.
ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação, In: Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas, Roque Moraes (Org.), 3ª Edição, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.
RUSSELL. J. Química geral. 2ª edição, v.2, p.898-891, 2004.
SCAFI, S. H. F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 176-183, 2010.
TAVARES, D. E. A interdisciplinaridade na contemporaneidade – qual o sentido? In: FAZENDA, Ivani (org). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
VIEIRA, E.; MEIRELLES, R.; RODRIGUES, D. O uso de tecnologias no ensino de Química: A experiência do laboratório virtual Química Fácil. 55º Congresso Brasileiro de Química. Goiânia, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.