Futsal químico

eletroquímica em uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de Química e Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.949

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Eletroquímica, Ensino de Química, Contextualização

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação da interdisciplinaridade e da contextualização dentro das disciplinas de Química e Educação Física, no conteúdo de eletroquímica. A atividade ocorreu em uma turma do segundo ano do ensino médio regular, em uma escola pública na cidade de Coari-Amazonas, Brasil. O método utilizado apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando cinco etapas distintas: questionário inicial, aula teórica, aula experimental, atividade lúdica interdisciplinar e questionário final. Utilizou-se a contextualização, a partir de materiais alternativos e a aplicação de um jogo denominado “Futsal das ligações químicas”, como uma ferramenta facilitadora para o ensino-aprendizagem. Por meio desta sequência metodológica, os alunos conseguiram aprender de forma significativa e prazerosa a aplicação do conteúdo de eletroquímica, e ainda puderam desenvolver a resistência física no esporte. Em acréscimo, os discentes puderam aproximar o conhecimento acerca dos conteúdos teóricos da prática, facilitando a compreensão e o entendimento da aplicação dos conteúdos de Química no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva

Instituto de Saúde e Biotecnologia - Universidade Federal do Amazonas

Referências

AUWERTER, A.; BARBOZA, L. M. V. Experimentação no Ensino de Química: Tratamento de Efluentes por Eletrólise. In: Ricardo Hasper, Denise do Rocio Nascimento, Stella Maris Oliveira Ludwig. (Org.). Cadernos PDE. 1ed.Curitiba: Paraná. Secretaria de Estado da Educação, v. 1, p.1-16, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para Ensino Médio, v.2, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. v. 1, n. 4, p.107-112, 2004.

DIAS, J. H. R.; LIMA, M. S.; FARIA, M. J. C.; COSTA, D. R. M. A utilização de materiais alternativos no ensino de Química: um estudo de caso na E.E.E.M. Liberdade do município de Marabá - Pará. In: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Águas de Lindóia – SP, Anais eletrônico. Águas de Lindóia, 2013.

FAZENDA, I. C. A. F. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Editora Paulus, 2003.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 2ª Edição. Campinas: Editora Papirus, 2003.

FILHO, O. R.; ZANOTELLO, M. A Ludicidade na Construção do conhecimento em aulas de Ciências nas séries Iniciais da Educação Básica, São Paulo, 2018.

LOBATO, A. C. A abordagem do efeito estufa nos livros de química: uma análise crítica. Monografia de especialização. Belo Horizonte, 2007, CECIERJ.

LOCATELLI, C. W.; LIMA, E. C. C.; ALTARUGIO, M. H. Saberes de futuras pedagogas sobre a ludicidade na educação infantil. Revista Ciência e Educação, v.36, n.1, p.73-95, 2016.

MARTINS, A. L. S. Uma Proposta para o Ensino de eletrólise na Educação Básica, Cuiabá, 2017.

NUNES, A. S. ; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de Ensino Fundamental e Médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.

NUNES, A. E. C.; YAMAGUCHI, K. K. L. Dificuldade em Química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, v.1, n.2, p. 172-182, 2019.

PEDROZA, R. L. S. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. v.17, n.2, 2005.

PEREIRA, C. A. L. Educação Física e Matemática: Uma proposta de interdisciplinaridade. Salvador, 2012.

ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação, In: Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas, Roque Moraes (Org.), 3ª Edição, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

RUSSELL. J. Química geral. 2ª edição, v.2, p.898-891, 2004.

SCAFI, S. H. F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 176-183, 2010.

TAVARES, D. E. A interdisciplinaridade na contemporaneidade – qual o sentido? In: FAZENDA, Ivani (org). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

VIEIRA, E.; MEIRELLES, R.; RODRIGUES, D. O uso de tecnologias no ensino de Química: A experiência do laboratório virtual Química Fácil. 55º Congresso Brasileiro de Química. Goiânia, 2015.

Downloads

Publicado

05-06-2020

Como Citar

YAMAGUCHI, K. K. de L.; SILVA, F. V. da. Futsal químico: eletroquímica em uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de Química e Educação Física . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e094920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.949. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/949. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2019-10-28
Accepted 2020-04-22
Published 2020-06-05