Dimensionamentos curriculares de enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.981Palavras-chave:
Currículo, Ensino de Ciências, Ciência e Tecnologia, Educação BásicaResumo
Com a rápida evolução da Ciência-Tecnologia há necessidade de constantes inovações, também, na forma de ensinar, tanto com metodologias diferenciadas quanto a um olhar mais amplo para novas possibilidades de configurações curriculares. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, a qual teve como corpus de análise teses e dissertações do repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Investigamos: como currículos de viés CTS estão sendo abordados no ensino de ciências na Educação Básica? E, a partir desses, de que forma o conhecimento acerca de questões científico-tecnológicas contribuem no desenvolvimento crítico do estudante? Objetivamos identificar o enfoque dado ao currículo de viés CTS no ensino de ciências, refletindo sobre as diferentes formas de ensinar e seus resultados, e, a partir desse, compreender como esse currículo é abordado e de qual maneira se busca despertar o olhar crítico dos estudantes. Metodologicamente, utilizamos a Análise Textual Discursiva, que é estruturada em três etapas: unitarização, categorização e comunicação. A partir da análise, apresentamos os resultados em duas categorias: a) currículos com enfoque CTS no ensino de ciência e; b) pensar crítico de estudantes junto aos objetivos da educação CTS. Contribuindo com uma maior articulação e elucidação para que haja maiores problematizações críticas a respeito de currículos, para que se produzam configurações curriculares que visem à compreensão das relações CTS na Educação Básica, uma reorganização curricular que perpasse pelos objetivos do enfoque CTS.
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Accepted 2020-04-24
Published 2020-06-08