Dimensionamentos curriculares de enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.981

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Ciências, Ciência e Tecnologia, Educação Básica

Resumo

Com a rápida evolução da Ciência-Tecnologia há necessidade de constantes inovações, também, na forma de ensinar, tanto com metodologias diferenciadas quanto a um olhar mais amplo para novas possibilidades de configurações curriculares. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, a qual teve como corpus de análise teses e dissertações do repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Investigamos: como currículos de viés CTS estão sendo abordados no ensino de ciências na Educação Básica? E, a partir desses, de que forma o conhecimento acerca de questões científico-tecnológicas contribuem no desenvolvimento crítico do estudante? Objetivamos identificar o enfoque dado ao currículo de viés CTS no ensino de ciências, refletindo sobre as diferentes formas de ensinar e seus resultados, e, a partir desse, compreender como esse currículo é abordado e de qual maneira se busca despertar o olhar crítico dos estudantes. Metodologicamente, utilizamos a Análise Textual Discursiva, que é estruturada em três etapas: unitarização, categorização e comunicação. A partir da análise, apresentamos os resultados em duas categorias: a) currículos com enfoque CTS no ensino de ciência e; b) pensar crítico de estudantes junto aos objetivos da educação CTS. Contribuindo com uma maior articulação e elucidação para que haja maiores problematizações críticas a respeito de currículos, para que se produzam configurações curriculares que visem à compreensão das relações CTS na Educação Básica, uma reorganização curricular que perpasse pelos objetivos do enfoque CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, v.1, n. especial, p. 1-20, 2007.

AULER, Décio. DALMOLIN, Antonio Marcos Teixeira. FENALTI, Veridiana dos Santos. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria, Florianópolis, Santa Catarina, v. 2, n. 1, p.67-84, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48ª Ed. Rio de Janeiro - RJ: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MOZENA, Erika Regina. OSTERMANN, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 02, p.185-206, 2014.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v.9, n.2, p.191-211, 2003.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do. Carmo. Análise Textual Discursiva de Múltiplas Faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, 2006.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Rosemar Ayres dos. A não neutralidade na perspectiva educacional ciência-tecnologia-sociedade. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

SANTOS, Rosemar Ayres dos. Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rs, 2016.

Downloads

Publicado

08-06-2020

Como Citar

SCHWAN, G.; AYRES DOS SANTOS, R. . Dimensionamentos curriculares de enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e098120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.981. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/981. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2019-12-26
Accepted 2020-04-24
Published 2020-06-08