Análise do perfil de aprendizagem dos estudantes de um campus universitário tecnológico a partir da aplicação de metodologias ativas

Autores

  • Vagner Stefanello Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia Oestreich Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Brum Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Alejandro Ruiz-Padillo Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0001-8313-0916

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.983

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino de Graduação, Perfil dos Alunos, Técnicas de Ensino-Aprendizagem

Resumo

A busca por profissionais capacitados para lidar com situações complexas que exijam a tomada de decisões e trabalho em equipe tem tomado força no mercado de trabalho. Nesse contexto, usar metodologias ativas de ensino pode auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, além de contribuir para o aprendizado de maneira mais dinâmica e direcionada. Assim, o objetivo desse trabalho é identificar os perfis e as preferências de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul que frequentaram disciplinas nas quais foram adotadas metodologias ativas. Como resultados, pôde-se comprovar que os estilos e as preferências de aprendizado dos alunos possuem relação com a área de conhecimento dos cursos do Campus, havendo uma predominância de alunos que preferem o aprendizado racional, visual e sequencial. Por outro lado, a identificação dos perfis de preferência de aprendizado existentes mostrou que a combinação das personalidades dos alunos pode ser formada por cinco diferentes grupos. A exploração de cada característica dos grupos mostrou a influência do perfil de aprendizado nas motivações dos alunos para com metodologias ativas com enfoque nos trabalhos em grupo, colaboração e atuação como líderes nos trabalhos. Esses resultados evidenciaram que o sucesso da aplicação de metodologias ativas depende da capacidade de identificação das habilidades e dificuldades de cada aluno do grupo, como também, da adequação das atividades às preferências e estilos de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

08-06-2020

Como Citar

STEFANELLO, V.; OESTREICH, L.; ROSA, C. B.; RUIZ-PADILLO, A. Análise do perfil de aprendizagem dos estudantes de um campus universitário tecnológico a partir da aplicação de metodologias ativas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e098320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.983. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/983. Acesso em: 18 abr. 2024.
Received 2020-01-06
Accepted 2020-05-05
Published 2020-06-08